Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Candidato à sucessão chinesa, Xi afasta-se por doença

O dirigente comunista chinês Xi Jinping, visto como futuro líder máximo do país, passou mais de uma semana sem comparecer a eventos oficiais por causa de um problema de saúde, possivelmente uma lesão nas costas que sofreu a nadar, disseram as fontes, esta Terça-feira (11).

Xi, que deve assumir a Presidência da China em Março, esteve ausente de importantes compromissos com líderes estrangeiros em visita ao país na última semana, incluindo a secretária norte-americana de Estado, Hillary Clinton, e os primeiros-ministros de Cingapura e Dinamarca.

A sua ausência desencadeou uma onda de rumores, mas o governo não quis se manifestar sobre a condição de Xi, de 59 anos, uma tradição que já dura décadas no país, onde a saúde dos dirigentes nunca é discutida publicamente.

“Xi fracturou as costas quando foi fazer a sua natação diária”, disse uma fonte próxima à liderança do regime comunista depois de a sua ausência ter começado a ser notada, semana passada.

A fonte não quis dar outros detalhes sobre a lesão, inclusive onde e quando teria acontecido. Outra fonte também disse que Xi contundiu-se a nadar. “Xi distendeu um músculo quando foi nadar”, disse a fonte.

Uma terceira fonte, citando pessoas próximas ao dirigente, afirmou que “ele não está bem, mas não é um grande problema”. As três fontes pediram anonimato.

Terça-feira, questionado sobre o assunto, um porta-voz da chancelaria chinesa disse não ter informações sobre Xi, e demonstrou irritação com a insistência. “Espero que vocês possam fazer uma pergunta séria”, disse Hong Lei a um jornalista que quis saber se Xi está vivo.

A última aparição pública de Xi foi a 1 de Setembro, numa cerimónia da Escola Central do Partido Comunista, em Pequim, conforme mostra o site da chancelaria. Os rumores sobre Xi ocorrem num momento turbulento para a política da China, onde uma transição de poder acontece a cada dez anos.

O 18º Congresso do Partido Comunista, em que Xi e o restante da nova geração de líderes devem ser anunciados, está marcado para Outubro. Meses atrás, o dirigente regional Bo Xilai, que era cotado para assumir um cargo no primeiro escalão, foi afastado do Politburo por causa de um escândalo envolvendo a sua família.

A sua mulher, Gu Kailai, foi, mês passado, condenada à morte pelo assassinato de um empresário, mas a pena foi suspensa.

Noutro escândalo, este mês, um importante aliado do presidente Hu Jintao foi afastado por causa de um acidente de trânsito letal envolvendo o seu filho, que estava num carro de luxo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts