Favorita absoluta ao título no Campeonato Africano de Nações (CAN) 2013 em futebol, após a queda ainda nas Eliminatórias de equipes como Camarões e Egito, a Costa do Marfim foi eliminada neste domingo, nos quartas de final, pela renovada seleção da Nigéria com uma derrota por 2 a 1 no estádio Royal Bafokeng, em Rustemburg.
Com a saída dos marfinenses, o CAN fica sem os dois finalistas de sua última edição, no ano passado. A atual campeã Zâmbia já havia caído na fase de grupos.
Já os nigerianos, que ficaram fora em 2012, continuam firmes na luta pelo tri. Nas semifinais, eles terão pela frente Mali, que no sábado derrubou a anfitriã África do Sul. O jogo acontecerá na próxima quarta-feira, em Durban.
Com Didier Drogba e Gervinho no ataque, foi Costa do Marfim que tomou a iniciativa. No entanto, faltou volume de jogo aos comandados do francês Sabri Lamouchi, e a adversária aproveitou para ficar em vantagem.
Aos 43 minutos do primeiro tempo, Emenike cobrou falta, a bola passou pela barreira marfinense e enganou o guarda redes Barry.
Logo no começo da segunda etapa, aos cinco minutos, veio o empate. Em jogada ensaiada, Drogba cruzou no segundo pau e Tiote cabeceou para a rede. A igualdade relaxou Costa do Marfim.
Melhor na partida, a Nigéria fez o golo da vitória aos 34, com Mba. O jovem médio encheu o pé e contou com desvio nas costas de Bamba para desempatar.
Na outra partida dos quartos de final uma cabeçada certeira de Jonathan Pitroipa, avançado do Rennes, no último minuto da primeira parte do prolongamento, “selou” a passagem do Burkina Faso às meias-finais, fase em que vai encontrar o Gana, que foi o “carrasco” de Cabo Verde.