Foi realizado na noite desta quarta-feira (24) o sorteio da fase final do Campeonato Africano de Futebol (CAN) que vai decorrer no inicio do próximo ano na vizinha África do Sul. O evento que decorreu na cidade de Durban colocou duas equipas falantes da língua portuguesa no mesmo grupo, que é também dos anfitriões.
Há quem diga que este evento baixou de qualidade há muito com a não qualificação das potenciais selecções, como sucedeu por exemplo, na edição passada que decorreu simultaneamente no Gabão e na Guiné Equatorial vencida – inesperadamente – pela selecção da Zâmbia. No próximo ano, apesar de não terem subido as históricas selecções do Senegal e do Camarões, coincidência como não, se espera por um CAN bastante competitivo sobretudo na fase de grupos, até porque assim ditou o sorteio.
A anfitriã África do Sul, cabeça de série do Grupo A juntamente com o Marrocos, a Angola e o Cabo-Verde, aparentemente está com tudo facilitado para seguir aos quartos-de-final porém, terá que jogar a contar com o factor surpresa pelo que os seus adversários demonstraram na última fase de qualificação para o evento. É que o Marrocos após ter perdido de forma equivocada em Maputo diante de Moçambique por 2 a 0, já em Marraquexe virou o marcador com um terrível resultado de 4 a 0. A Angola que perdeu por 3 a 1 diante do Zimbabwe, deu cambalhota na eliminatória vencendo em casa por 2 a 0 enquanto a sensacional selecção do Cabo-Verde tirou da fase final o Camarões.
Contudo, neste grupo, em uma palavra, há que se estar certo que haverá muita surpresa independentemente do que já se cogita neste momento. Outro grupo de destaque que saiu do sorteio desta quarta-feira é “D” considerado o da morte. E não é para menos: as quatro selecções que o compõem são de topo do futebol africano, nomeadamente: a Costa do Marfim, a Tunísia, a Argélia e o Togo. Este será sem dúvidas o grupo mais competitivo deste evento com pontapé de saída marcado para o dia 19 de Janeiro e com término previsto para 10 de Fevereiro.
O primeiro jogo da competição será no Estádio Soccer City em Joanesburgo às 18h locais entre a África do Sul e os estreantes do Cabo-Verde.
Assim ditou o sorteio:
Grupo A: África do Sul, Angola, Marrocos, Cabo Verde
Grupo B: Gana, Mali, Niger e República Democrática do Congo
Grupo C: Zâmbia, Nigéria, Burkina Fasso e Etiópia
Grupo D: Costa do Marfim, Tunísia, Argélia e Togo
