Dois jogos do Grupo A deram início neste sábado à disputa do 28º Campeonato Africano de Nações (CAN) em futebol. Na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, todas as atenções estavam voltadas para a estréia da seleção da casa contra a Líbia, mas foi a Zâmbia no confronto com o Senegal que roubou a cena no primeiro dia de disputa da competição.
Considerada uma das grandes favoritas ao título, a seleção de Senegal mostrou apenas lampejos de um bom futebol em campo e acabou sendo derrotada por 2 a 1. Com 20 minutos, o placar já registrava 2 a 0 para Zâmbia, que marcou com Makuya e Kalaba.
Na segunda parte, os senegaleses até se recuperaram, encurralando o adversário até diminuirem a desvantagem por N’Doye – o jogador recebeu lançamento, tirou a bola do defesa e bateu firme para a baliza. Mas a reação parou por aí.
A partida que abriu a competição foi o triunfo de Guiné sobre a Líbia. O golo aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo, marcado por Balboa, ex-jogador de Real Madrid e Benfica. O encontro foi também um duelo de técnicos brasileiros: Gilson Paulo é o comandante de Guiné, e Marcos Paquetá, o treinador da Líbia.
Com os resultados da primeira jornada, Zâmbia lidera o Grupo A. Guiné, Líbia e Senegal, nessa ordem, ocupam as outras posições.
Grupo B
Neste domingo, serão disputadas duas partidas pelo Grupo B da competição, na cidade de Malabo. A Costa do Marfim encara o Sudão e Burkina Faso enfrenta Angola.