Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN 2012: Zâmbia bate Costa de Marfim nos penaltis e é campeã africana

CAN 2012: Zâmbia bate Costa de Marfim nos penaltis e é campeã africana

A seleção de Zâmbia venceu o Campeonato Africano das Nações (CAN) em futebol pela primeira vez na sua história, em Libreville, no Gabão, ao superar na final deste domingo a Costa do Marfim, após uma partida emocionante que terminou empatada em 0 a 0 no tempo regulamentar e no prolongamento acabando por ser decidida no penaltis (8 a 7).

O atacante Didier Drogba, do Chelsea, a maior estrela da equipe marfinense, teve uma oportunidade de ouro de decidir o jogo aos 25 do segundo tempo, mas atirou a bola por cima do travessão ao marcar um pontapé da marca de grandes penalidade, após Gervinho, do Arsenal, ter sido derrubado dentro da área.

Drogba redimiu-se ao marcar durante a dicisão por penaltis, mas Gervinho perdeu o seu, originando a derrota da Costa do Marfim após Sunzu converter a cobrança decisiva dos zambianos.

Para a Zâmbia, este título tem um grande valor simbólico, já que foi conquistado na mesma região em que o futebol do país viveu o maior drama da sua história em 1993, quando jogadores e membros da comissão técnica da seleção da época morreram num acidente de avião, numa praia próxima a Libreville. Dois dias antes da final, a equipe comandada pelo técnico francês Hervé Renard fez uma ‘peregrinação’ até o local da tragédia, o que deve ter unido ainda mais o grupo.

Os ‘Chipolopolos’ foram a grande revelação da competição, ao superar adversários mais tradicionais como Senegal (2 a 1 na fase de grupos), e Gana (1 a 0 nas semifinais).

Os marfinenses, apontados como os grandes favoritos ao título, levantaram o troféu apenas uma vez, em 1992, e já perderam outra final nos penaltis em 2006. Os ‘Elefantes’ não sofreram um golo sequer neste CAN, mas os seus atacantes falharam diante de uma equipe zambiana que lutou até o fim com muita determinação.

Aos 30 do primeiro tempo o médio Yaya Touré, do Manchester City, desperdiçou a maior chance dos marfinenses ao chutar para fora após ter recebido, na grande área, um lindo passe de calcanhar de Drogba. No segundo tempo, a Costa do Marfim sofreu um grande baque após a cobrança de penalti perdida pelo seu capitão, e o jogo terminou empatado sem golos após o tempo regulamentar.

Aos 5 minutos do prolongamento, Christopher Katongo, que foi eleito melhor jogador da competição, por pouco não decidiu a partida para a Zâmbia, mas o guarda redes marfinense Barry foi salvo pela sua trave.

Após mais de 120 minutos de um jogo eletrizante, Sunzu marcou o penalti decisivo dos ‘Chipolopolos’, provocando uma explosão de alegria em toda Zâmbia.

O técnico de Zâmbia, Herve Renard, comentou: “isso representa algo enorme, algo que parecia irrealizável antes da competição começar”. “Sei que não somos os melhores, mas temos uma força que animou a nossa equipa.”

Já o técnico da Costa do Marfim, François Zahoui disse: “não esperávamos um desafio tão grande na final”. “É uma grande decepção para nós. Não tivemos muita sorte, perdemos o pénalti no tempo normal, aí perdemos um pouco da confiança.”

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts