Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN 2012: Guiné elimina Senegal e apura-se para 4º final

CAN 2012: Guiné elimina Senegal e apura-se para 4º final

A Guiné Equatorial já tinha entrado para a história dos Campeonato Africanos das Nações (CAN) ao organizar, em conjunto com o Gabão, a 28ª edição da mais importante prova futebolística do nosso continente. No passado dia 21 mais uma página escreveu-se na história do futebol guineense com a vitória sobre a Líbia por 1-0. Esta quarta-feira, num relvado alagado do estádio de Bata, que atrasou o início do jogo, os anfitriões garantiram, de forma dramática um lugar nos quartos de final do CAN.

Comandados por um técnico brasileiro, Gilson Paulo contratado há pouca semanas, a Guiné Equatorial venceu o Senegal por 2 a 1 e eliminou umas das selecções favoritas ao título.

Com esta vitória, os guineenses chegaram a seis pontos em duas partidas e terminaram a segunda ronda na primeira posição do Grupo A. O Senegal, por sua vez, sofreu a sua segunda derrota em duas rondas e, sem pontos, não tem chances que alcançar o segundo classificado a Zâmbia (quatro pontos).

Depois de uma primeira parte em que adormeceram o Senegal, chegando mesmo a queimar tempo que valeu um cartão amarelo ao guarda redes Danilo, os donos da casa entraram endiabrados na segunda parte e abriram o placar aos 62 minutos pelo o médio-atacante Randy.

Atordoado o Senegal só conseguiu empatar aos 89 minutos, numa jogada confusa com o atacante Moussa Sow, de bicicleta, a assustar a enorme claque da casa que encheu as bancadas do estádio.

Já depois do minuto 90, Kily Alvarez, a meio do meio campo, recebeu calmamente um passe da direita do seu ataque, ajeitou a bola e rematou sem hipóteses para o guarda-redes Coundoul fazendo o segundo da Guiné e carimbando o passaporte para os 4º de final.

Zâmbia empata com Líbia

No jogo que abriu a disputa da segunda ronda, também a contar para o grupo A, Líbia e Zâmbia empataram a duas bolas, um resultado penaliza a selecção da Líbia que parte para a última ronda com apenas um ponto e com contas muito complicadas para seguir em frente.

O jogo ficou marcado pelo atraso de quase duas horas que sofreu, devido às intensas chuvas que caíram na cidade de Bata, na Guiné Equatorial. Foi preciso muito trabalho manual para tornar o relvado minimamente praticável.

Osman colocou a Líbia na frente do marcador logo aos 5 minutos. O avançado de 32 anos do Club Africain, da Tunísia, foi o melhor em campo, ao apontar os dois golos da sua selecção.

Antes de fazer o seu segundo tento, logo no início da segunda parte, já a Zâmbia tinha empatado, por Mayuka, à passagem da meia hora de jogo. O resultado final foi estabelecido por Katongo que fez o 2-2 no minuto 54.

Classificada, a seleção de Guiné Equatorial (com seis pontos) recebe a Zâmbia (quatro pontos) no próximo domingo, em partida no Novo Estádio de Malabo, que decidirá o primeiro classificado do grupo A.

Simultaneamente, Líbia (um ponto) e Senegal (sem pontos) medem forças no Estádio de Bata. Zâmbia depende de um empate para passar às quartas de final.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts