Assim como Costa do Marfim, que teve que se esforçar para estrear no grupo B do Campeonato Africano das Nações com uma vitória o Sudão no último domingo, Gana e Mali não tiveram vida fácil nesta terça-feira para cumprir o favoritismo no grupo D e bater Botswana e Guiné, respectivamente.
O defesa e capitão da seleção ganesa John Mensah, que joga pelo o Lyon, garantiu os três primeiros pontos da sua selecção com um golo aos 25 minutos do primeiro tempo, finalizando com a coxa após cobrança de um pontapé de canto de Emmanuel Agyemang Badu.
O Botswana, que faz sua primeira participação no CAN em toda a história, teve algumas oportunidade de golos, primeiro com uma bola tirada de cima da linha pela defesa do Gana, e depois com uma arrancada de Ramatlhakwuana, interceptada justamente por Mensah.
Ainda para o mesmo grupo o Mali derrotou Guiné pelo mesmo placar. Com o médio Seydou Keita, do Barcelona, entre os titulares, a equipe não mostrou um grande futebol, mas levou a melhor graças a um golo marcado por Bakaye Traoré, aos 30 minutos da etapa inicial.