Cerca de 2480 camponeses tidos como analfabetos estão a beneficiar de cerca de 1,1 milhão de USD desembolsado pelo Fundo de Desenvolvimento de Competências Profissionais (FUNDEC) para projectos de formação técnico-profissional para emprego em empresas da área dos recursos minerais das províncias do Sul e Centro do país.
A província central de Tete contribui com mais de metade dos 14 projectos de formação profissional aprovados e financiados pelo FUNDEC durante o período de um ano, segundo Edmundo Jossefa, director do Secretariado Executivo da Comissão Executiva da Reforma da Educação Profissional (COREP), salientando que, no total, foram submetidos 45 projectos desde Novembro de 2011.
Jossefa indicou que nos finais do próximo ano de 2013, o FUNDEC irá lançar um concurso exclusivo do género para camponeses de Cabo Delgado e Nampula para também beneficiarem deste tipo de formação para depois serem integrados em actividades produtivas das empresas do ramo dos recursos minerais locais.
Os projectos visam criar oportunidades para também os nacionais daquelas regiões serem afectados em actividades produtivas das empresas em funcionamento nas proxi- midades das suas zonas de origem.
Edmundo Jossefa prestou estas informações em exclusivo ao Correio da manhã semana finda em Boane, à margem de um seminário de orientação para provedores da educação profissional do Fundo de Desenvolvimento de Competências Profissionais encontro que serviu também para a assinatura de contratos de financiamento dos 14 projectos aprovados.
De referir que, de 2006 a 2011, o FUNDEC financiou 132 projectos abrangendo um total de 33 mil beneficiários directos e mais de 1,5 milhão de beneficiários indirectos, dos quais 40% são mulheres.