A Direcção Provincial de Saúde do Niassa, espera superar metas da Campanha Nacional de Vacinação de crianças que arrancou esta segunda-feira em todo País.
Na sexta-feira, o Director Provincial de Saúde do Niassa, Dinis Viegas, afirmou em Lichinga, que a província tem um desafio que é atingir as 250 mil crianças, cerca de 90 porcento da taxa de cobertura na vacinação contra o Sarampo.
Em 2010 as taxas de cobertura não foram melhores, o que originou um surto de Sarampo nos distritos de Mecanhelas, Mandimba, Ngaúma, Lichinga e Lago. “Este ano temos que ter sucesso e atingir os 90 por cento de cobertura.
Em 2010 tivemos níveis abaixo deste número o que originou um surto de Sarampo nos distritos de Mecanhelas, Lago, Ngaúma, Lichinga e Mandimba”, disse Viegas acrescentando que nesses distritos houve cerca de 200 casos. “Fizemos vacinação de bloqueio nas zonas fronteiriças com o Malawi, e neste momento a situação está controlada”.
No primeiro trimestre deste ano, Niassa registou 48 casos de suspeita e 11 confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde. Olhando para esta campanha, Dinis Viegas apontou que toda a máquina logística está montada para que inicie dentro do previsto. Além da vacinação contra o Sarampo, serão administradas as crianças dos seis meses aos cinco anos de idade.
“Temos viaturas da Saúde e de empresas florestais em alguns distritos, um barco para o distrito do Lago e as equipas começam a sair esta quinta-feira para os diferentes pontos, mesmo em Mecula;” indicou. Para todo o processo, a DPS do Niassa movimentará 40 viaturas, 1500 pessoas entre as quais 100 voluntários da comunidade, 500 funcionários da Saúde, 30 motorizadas e um valor monetário de seis milhões de meticais.
HD de Marrupa abre em Junho
Num outro desenvolvimento, o director provincial da saúde do Niassa anunciou que o Hospital Distrital de Marrupa vai abrir parcialmente em Junho próximo. Ainda em obras, a primeira fase do Hospital distrital de Marrupa foi concluída há cerca de um ano, mas falta o bloco operatório. Porque as necessidades de atendimento são prioritárias, optou-se por avançar com o seu uso enquanto se mobilizam apoios para o que falta.
“O Hospital possui serviços de internamento, atendimento externo entre outros. Um sistema de abastecimento de água será montado para ajudar no seu funcionamento. É um dado adquirido que vão ser utilizadas as instalações do Hospital Distrital de Marrupa,” afirmou Viegas.