A campanha eleitoral para as eleições autárquicas desta quarta-feira em 53 municípios, terminou este domingo, sendo que o balanço é de uma campanha marcada pela tranquilidade em alguns municípios e pela violência noutros. A violência foi mais incidente nos últimos dias, sendo o expoente máximo a Cidade da Beira.
Houve outros municípios em que os últimos dias da campanha eleitoral foram marcados por violência, sendo o MDM a principal vítima, acusando sempre os simpatizantes da Frelimo.
Entretanto, em Gúruè, (Zambézia), há excepção. Manuel de Araújo, candidato do MDM a edil de Quelimane é acusado de ter agredido um cidadão, guarda de um parque de automóveis. A Polícia disse que registou a ocorrência e Manuel de Araújo refuta a acusação.
O MDM submeteu queixa na quarta-feira passada, no Comando Distrital de Monapo (Nampula), contra dois cidadãos acusados de destruição de material de propaganda eleitoral, colado nos postes de energia eléctrica no bairro Nakite.
Os acusados, identificados apenas pelos nomes iniciais de Calisto e Joaquim, são residentes no mesmo bairro onde sucedeu a destruição de material do MDM. Por sua vez, a Polícia da República de Moçambique (PRM) confirma ter levantado auto contra os dois jovens.

