Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Verde afectado pelo furacão “Fred”

Cabo Verde está a ser afectado esta segunda-feira por um furação, resultante da tempestade tropical “Fred”, que se formou nos últimos dias a 400 quilómetros do arquipélago, apurou a PANA de fontes meteorológicas.

Segundo o Instituto Nacional da Meteorologia e Geofísica, o furacão está localizado mesmo em cima das ilhas cabo-verdianas, onde já está a provocar nalgumas delas precipitações, vento forte e uma forte ondulação marítima. A mais recente actualização do Centro Nacional de Furacões (NHC, em sigla inglesa) dos Estados Unidos da América, que tem acompanhado o fenómeno desde o início, dá conta de que o centro do furacão está a 55 km da ilha da Boa Vista e a 100 km da cidade da Praia, na ilha de Santiago.

O centro de furacões norte-americano alerta que as condições se vão deteriorar rapidamente na Boa Vista durante as próximas horas, onde o vento aumentou de intensidade e sopra agora a uma velocidade máxima de 130 km/h, com rajadas ocasionais mais fortes.

O NHC admite a possibilidade de a força do furacão continuar a aumentar ao longo do dia, à medida que este atravessa as ilhas. O especialista do NHC, John Cangialosi, confirmou que “é muito raro para essas ilhas ver um furacão”, o último deste tipo de fenómeno atmosférico foi registado na década de 1960.

Entretanto, a Agência Marítima Portuária (AMP) do arquipélago interditou a saída de toda e qualquer embarcação para o mar, uma proibição que se aplica a todos os portos do país. O presidente da AMP, António Cruz Lopes, alertou que a situação atmosférica tem tendência a agravar-se ao longo das próximas horas, pelo que recomendou o reforço de amarras nas embarcações.

Por sua vez, o Serviço Nacional de Protecção Civil tem vindo a aconselhar as pessoas a permanecer em casa, onde devem reforçar as portas e janelas e, caso as suas habitações não ofereçam garantias de poder resistir à intempérie, a procura abrigo em locais mais seguros, durante a passagem do furacão.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!