A disputa cabeça a cabeça entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund pela liderança do Campeonato Alemão teve neste sábado um capítulo favorável à equipe bávara, que goleou o Schalke 04 por 4 a 0 e ainda contou com um tropeço do rival para igualá-lo no topo da tabela.
A goleada em Gelsenkirchen levou o Bayern a 16 pontos, mesmo número do Dortmund, que perdeu os 100% de aproveitamento ao empatar com Freiburg em 1 a 1, também como visitante, mas se mantém em primeiro lugar no critério de gols marcados.
A partida na Arena AufSchalke teve um equilíbrio enganador inicial. Os donos da casa mostraram certa agressividade e levou certo perigo ao guarda-redes Neuer. Aos 21 minutos, porém, teve início o massacre do clube de Munique. Robben cobrou pontapé de canto da esquerda e Schweinsteiger marcou de cabeça.
Um minuto depois, Alaba levantou na medida para Mandzukic, também de cabeça, marcar o segundo.
Os golos foram um balde de água fria sobre o Schalke, que se perdeu em campo e pouco ameaçou a partir de então. O Bayern passou a administrar a vantagem trocando passes e criando chances para aumentar a vantagem.
O terceiro poderia ter acontecido antes, mas saiu apenas aos 30 minutos da etapa final, quando Ribéry tabelou com a Alaba e tocou na saída do guarda-redes Hildebrand. Pouco depois, aos 39, Müller rolou para Pizarro completar para a baliza vazia e fechar o placar.
No estádio EasyCredit, em Nuremberg, o Dortmund até saiu em vantagem aos 31 minutos da primeira etapa, com belo golo de falta de Schmelzer. Porém, logo aos seis minutos do segundo tempo, após bate-rebate na área, Nilsson igualou.
Foi o segundo tropeço seguido da equipe do técnico Jürgen Klopp na temporada. Na última quarta-feira, o clube foi derrotado pelo Napoli por 2 a 1 na estreia na Liga dos Campeões.
A briga pela liderança do Alemão não se resume a dois concorrentes. O Bayer Leverkusen aparece com um ponto atrás depois de ter goleado o Mainz 05 por 4 a 1 fora de casa. Kruse, com dois golos, e Lars Bender e Kiessling, com um cada, construíram o placar elástico. Yunus fez o de honra dos anfitriões.