A Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, em parceria com a Universidade Lúrio (UNILÚRIO), pretende implementar um programa de desenvolvimento sustentável nas comunidades da região norte do país, a mais populosa e problemática em termos de disponibilidade e acesso aos serviços básicos, dentre eles educação e saúde.
Rodrigo Medeiro, coordenador do Programa Pós-graduação sobre Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal do Rio de Janeiro, disse a jornalistas, em Nampula, que a implementação do referido programa irá consistir na formação de profissionais nas áreas educação, saúde, geração de rendimento familiar, segurança alimentar, turismo, entre outras, e estarão ligados a programas académicos da UNILÚRIO.
As comunidades, segundo explicou, serão dotadas de capacidades para realizar pequenos projectos de modo a gerar mudanças nas suas vidas. O programa contempla, igualmente, o treinamento de campo dos estudantes da universidade.
Universidade Federal do Rio de Janeiro celebra este ano o seu centenário e detêm uma larga experiência na implementação de projectos de desenvolvimento das comunidades nas áreas de agronomia, economia, sociologia e comunicação social, por exemplo.
“Vamos trabalhar com quatro equipas compostas por estudantes brasileiros, coadjuvados por outros da UNILÚRIO e seus docentes, nos distritos de Unango, Sanga e Lago, província de Niassa’’, disse.
Refira-se que a parceria entre as duas instituições de ensino superior iniciou no ano de 2009 e surge da necessidade de formar profissionais em matérias de promoção e melhoria das condições de vida da população.