O complicado sorteio para o Campeonato do Mundo de futebol 2014 no Brasil, realizado nesta sexta-feira, produziu confrontos interessantes e alguns grupos nos quais a maioria das grandes seleções terá boas perspectivas de chegar à fase eliminatória.
O Grupo D, que inclui os campeões Inglaterra, Itália e Uruguai, além da Costa Rica, provavelmente é a exceção, enquanto Espanha e Holanda, que se enfrentaram na final de 2010, terão que estar bem preparadas para despachar Chile e Austrália no Grupo B.
O anfitrião Brasil irá inaugurar o torneio contra a Croácia em São Paulo no dia 12 de junho, e ainda enfrenta pelo Grupo A México e Camarões na busca de seu sexto título.
Um ex-campeão tem eliminação certa no Grupo D, pelo qual Inglaterra e Itália medem forças em Manaus, um jogo de abertura de dar água na boca.
A campeã mundial e europeia, a Espanha larga na defesa do título com uma reprise da final de 2010 contra a Holanda no Maracanã.
A Alemanha irá encarar seu ex-atacante e técnico Jürgen Klinsmann, agora a cargo dos Estados Unidos, com Portugal e Gana completando o Grupo G.
A França, que se classificou na repescagem, ficou no Grupo E com Equador, Suíça e Honduras.
A Bósnia, única das 32 seleções que participa no seu primeir Mundial, terá uma estreia dos sonhos diante da Argentina no Maracanã antes de enfrentar o Irão e Nigéria.
Bem cotada, a Bélgica encabeça o Grupo H ao lado de Argélia, Rússia e Coreia do Sul, enquanto o Grupo C, que conta com Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão, parece o mais difícil de prever.
A final da Copa do Mundo será no Rio de Janeiro no dia 13 de julho.