Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bombas matam 50 pessoas em mercado no nordeste da Nigéria

Dois ataques a bomba liderados por supostos militantes do grupo Boko Haram mataram pelo menos 50 pessoas num mercado em Gombe, no nordeste da Nigéria, nesta quinta-feira, disseram autoridades de duas agências de gestão de desastres.

Ninguém assumiu a responsabilidade pelas explosões, que ocorreram em torno de 17h30 (18h30 em Moçambique), mas têm as marcas de ataques do Boko Haram. Os militantes islâmicos têm morto milhares de pessoas numa insurgência de seis anos no nordeste do país.

Um funcionário da Cruz Vermelha, que esteve envolvido nas operações de retirada de corpos, e um representante da Agência Nacional de Gestão de Emergência disseram que pelo menos 50 pessoas morreram. Ambos pediram anonimato. Cerca de 70 pessoas ficaram feridas nos ataques, acrescentou o funcionário da Cruz Vermelha.

“Nós vimos pessoas queimadas no chão. Então, as pessoas começaram a correr. Depois houve outra explosão que matou mais pessoas”, disse a testemunha Yakubu Awalu, descrevendo o que ocorreu no período de cerca de cinco minutos entre as duas explosões em Gombe.

O presidente do país, Muhammadu Buhari, tem dito que acabar com os rebeldes é a sua prioridade, mas centenas de pessoas morreram em bombardeamentos e tiroteios desde que tomou posse em 29 de Maio.

Buhari substituiu os seus chefes de Defesa na segunda-feira como parte de uma tentativa de intensificar a campanha contra o Boko Haram, que está a tentar estabelecer um Estado e impor a lei islâmica radical sharia no nordeste predominantemente muçulmano do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!