Carros-bomba em duas cidades ao sul de Bagdad e na cidade iraquiana de Najaf mataram um total de 20 pessoas, este Domingo (22), e feriram outras 80, afirmaram as fontes da polícia e dos hospitais, num dos mais violentos dias das últimas duas semanas.
Três carros-bomba mataram 11 pessoas e feriram 38 em Mahmudiya, cidade a 30 quilómetros ao sul de Bagdad, de acordo com a polícia.
O primeiro carro foi detonado num estacionamento, o segundo quando a polícia chegou ao local e o terceiro no posto policial da cidade, afirmaram as fontes policiais.
Em Madaen, a 30 quilómetros ao sudoeste da capital, duas bombas mataram cinco pessoas e feriram outras 14 num mercado lotado, afirmaram as fontes da polícia e do hospital.
E carros-bomba parados numa movimentada rua comercial de Najaf, há 160 quilómetros ao sul de Bagdad, mataram quatro pessoas e feriram 28, informaram as fontes do Ministério do Interior.
Embora a violência no Iraque tenha diminuído desde o pico de 2006 e 2007, quando dezenas de milhares de pessoas foram mortas, os insurgentes ainda realizam ataques mortíferos, principalmente em volta da capital.
Nas últimas duas semanas houve uma trégua na violência no período que antecede o Ramadã, mês sagrado para os muçulmanos, que começou, Sábado, no Iraque.
Em Junho, pelo menos 237 pessoas foram mortas e 603 foram feridas em ataques, o que tornou-lhe um dos mais sangrentos meses desde que as tropas retiraram-se no final do ano passado.