Pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas quando um projéctil de artilharia atingiu um centro comercial em Donetsk, cidade no leste da Ucrânia controlada por separatistas pró-Rússia, onde os conflitos continuam, apesar de um cessar-fogo.
Um operador de camera da Reuters em Donetsk viu pelo menos um corpo e contou três pessoas feridas depois de o projéctil ter atravessado a cobertura do centro de compras, destruindo restaurantes. O chefe da autoproclamada “República Popular de Donetsk”, Alexander Zakharchenko, disse em entrevista colectiva que nove pessoas ficaram feridas no bombardeamento.
“Não sei como este cessar-fogo está a funcionar aqui, ou não está a funcionar no geral?”, disse. Kiev nega estar a bombardear áreas civis e ambos os lados dizem que estão a observar o cessar-fogo de 5 de Setembro, que levou a uma frágil trégua no leste da Ucrânia.
Mas os contínuos confrontos em Donetsk, incluindo no aeroporto da cidade, entre tropas ucranianas e combatentes rebeldes, estão a aumentar a pressão sobre a trégua. O governo de Kiev e seus apoiadores ocidentais culpam a Rússia por estimular a agitação separatista, inclusive armando os rebeldes e reforçando-os com soldados russos.
O Ocidente impôs sanções a Moscou por causa de suas ações na Ucrânia. A Rússia, que anexou em março a região ucraniana da Crimeia, nega desempenhar qualquer papel no conflito armado, embora apoie as reivindicações dos separatistas no leste da Ucrânia de que o governo central em Kiev maltrata a região de língua russa.
Mais de 3.660 pessoas foram mortas e mais de 8.700 ficaram feridas no leste da Ucrânia desde que a violência começou, em Abril, e o conflito ainda deixa cerca de 10 mortos por dia, disse a Organização das Nações Unidas, esta quarta-feira.