Uma bomba matou 18 pessoas que viajavam num autocarro na região leste do Afeganistão, disse uma autoridade do governo local, este domingo ((27). Outras cinco mulheres ficaram feridas, acrescentou.
“Eles estavam a ir assistir a uma cerimónia de casamento, quando o veículo foi atingido por uma bomba que matou 18 pessoas, a maioria do sexo feminino, inclusive crianças”, disse o porta-voz do governo do Afesganistão Shafiq Nang Safai.
A violência tem se intensificado no Afeganistão neste ano à medida que a maioria das tropas de combate estrangeiras preparam-se para deixar o país até o fim de 2014. O Taliban não assumiu imediatamente a responsabilidade, embora costume negar participação em ataques que matam civis.
Contudo, o governo local informou que acredita que o grupo é o culpado. Os aparelhos explosivos improvisados, como essa bomba, são a maior causa de morte no conflito afegão, responsável por mais de um terço das mortes de civis nos primeiros seis meses deste ano, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Embora as bombas às margens da estrada matem civis quase diariamente no Afeganistão, o número de mortos neste domingo foi incomumente alto.