Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Boko Haram retoma vila da Nigéria onde sequestrou 200 estudantes em Abril

Os insurgentes do Boko Haram retomaram o vilarejo de Chibok, no nordeste da Nigéria, onde o grupo sequestrou cerca de 200 estudantes sete meses atrás, disseram nesta sexta-feira um parlamentar e um morador que fugiram do ataque.

O Boko Haram, que tenta fundar um califado na Nigéria, um país religiosamente diversificado, aumentou os ataques desde que rejeitou o cessar-fogo anunciado pelo governo no mês passado.

Num incidente separado também nesta sexta-feira, um homem-bomba matou seis pessoas, incluindo três policiais, na cidade de Kano, no norte nigeriano, informou um porta-voz da polícia.

Ninguém assumiu a responsabilidade de imediato, mas Kano tem sido alvo frequente de atentados à bomba do Boko Haram nos cinco anos de sua campanha de violência.

Chibok e áreas adjacentes do Estado de Borno também têm sido atacadas com regularidade pelos militantes desde os sequestros de abril, que desencadearam repúdio internacional.

“Os insurgentes chegaram (a Chibok) perto das cinco da tarde de quinta-feira, fazendo disparos esporádicos, forçando as pessoas a fugir para o mato”, relatou o morador que escapou, por telefone, à Reuters, acrescentando que muitos moradores podem ter sido mortos.

O parlamentar Aminu Foni, de Borno, afirmou que os insurgentes dominaram os soldados que estavam no vilarejo, obrigando-os a bater em retirada para a cidade vizinha de Damboa.

Nem o governo nem o Exército da Nigéria estavam disponíveis de imediato para comentar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts