A “Voces”, primeira revista digital de oposição em Cuba, foi lançada no início de agosto pelo jornalista freelance Luis Pardo Lazo, informou El Nuevo Herald. De acordo com o Herald, a primeira edição da revista traz 22 matérias, escritas por autores como a blogueira Yoani Sánchez, criadora do premiado blog Generación Y.
Uma versão imprensa limitada também circula no país, disse o CubaEncuentro. Embora blogs de dissidentes políticos e jornalistas independentes sejam bloqueados na ilha, os residentes de Cuba podem acessar a revista através de alguns servidores. O espaço virtual surge no momento em que Cuba passou a libertar alguns dissidentes políticos presos durante uma ofensiva do governo em 2003.
Segundo o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, entre os libertados estão 14 jornalistas. No entanto, a libertação dos jornalistas não significa um relaxamento das restrições à liberdade de expressão em Cuba.
No início deste mês, o blogueiro Luis Felipe Rojas foi preso depois de escrever sobre violações dos direitos humanos na ilha.