A blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez afirmou, Quarta-feira (30), que recebeu o seu passaporte actualizado para viajar ao exterior, depois da aprovação de novas regras em Cuba, que flexibilizam as saídas e entradas dos seus cidadãos depois de décadas de restrições.
Yoani, de 37 anos, é autora do blog Generación Y (www.desdecuba.com/generaciony) e uma das vozes mais críticas dentro da blogosfera cubana. A blogueira questiona, normalmente, o que descreve como “falta de liberdade” na ilha.
Ela havia tido negada diversas vezes a permissão para sair do país, restrições que foram eliminadas com a entrada em vigor de novas regras migratórias no dia 14 de Janeiro. A reforma migratória era uma das mais esperadas na ilha.
“Incrível!! Ligaram-me em casa para informarem que já estava pronto o meu passaporte! Acabam de me entregar! :-)”, escreveu Yoani no seu Twitter, @yoanisanchez.
Entrou em vigor em Cuba este mês uma nova legislação migratória que flexibiliza as viagens. Apenas os atletas de alto rendimento, militares e outros cubanos com cargos de alto escalão terão que pedir uma autorização às autoridades para viajar por questões pessoais.
“Aqui está, agora falta poder embarcar nesse avião”, acrescentou. “Estou feliz e triste: por um lado já tenho meu documento para viajar, mas vários amigos como @JAngelMoya não terão permissão :-S”, escreveu.
A bloqueira refere-se ao cubano Angel Moya, um dos 75 opositores condenados a 20 anos de prisão em Março de 2003 e que recebeu liberdade condicional em 2011, mas não pode viajar ao exterior até que cumpra a sua sentença.