O Benfica, actual campeão português de futebol, chegou a um princípio de acordo com o até agora treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, para dirigir a primeira equipa das “águias” durante as próximas três temporadas.
Em comunicado enviado ao regulador da bolsa luso -ao qual está obrigado a informar devido à sua condição de empresa cotada-, o clube revelou assim o nome daquele que será o substituto no banco de Jorge Jesus, que já assinou pela outra grande equipa da cidade, o Sporting.
Rui Vitória, de 45 anos, treinava há quatro campanhas consecutivas no Vitória de Guimarães, onde conseguiu destacar-se pelo seu trabalho e inclusive conseguiu o título mais importante da história do clube, uma Taça de Portugal (2012-2013), conseguida após ganhar precisamente ao Benfica na final.
O seu nome era o que mais se falava para cobrir a surpreendente saída de Jesus, no banco “encarnado” desde 2009 e que em seis anos alcançou uma dezena de troféus. A surpreendente saída deste último ao Sporting levantou um enorme polémica no país, devido sobretudo à grande rivalidade entre os dois conjuntos lisboetas.
Vitória vai enfrentar o desafio de liderar o Benfica para que continue no caminho dos títulos ao nível nacional – em 2014-2015 levantou a Liga e a Taça da Liga – e vai assumir o desafio de melhorar os seus resultados em competições europeias.
Durante a última meia década, as “águias” chegaram uma vez aos quartos de final da Liga dos Campeões e por duas vezes consecutivas à final da Liga Europa, embora em ambos casos tenham perdido. O agora ex-treinador do Guimarães era considerado um dos mais promissores da Liga portuguesa, ao lado de nomes como o de Marco Silva (ex-Sporting) ou Paulo Fonseca.