Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Benfica de Nampula perde a liderança do Nampulense em Monapo

Depois de ascender à liderança do Campeonato Provincial de Futebol, o Nampulense, na semana passada, aquando da disputa da 8ª jornada (a primeira da segunda volta), o Benfica de Nampula perdeu o comando da prova no último sábado (31), diante do seu homónimo de Monapo. Os “encarnados” de Nampula foram derrotados por três bolas a duas, em partida da 9ª jornada, o que possibilitou ao Sporting de Nampula ocupar, de novo, a primeira posição na tabela classificativa, com 15 pontos.

Ultimamente, jogar na vila municipal de Monapo tornou-se um autêntico “inferno” para as equipas visitantes, sobretudo as que saem da cidade de Nampula, devido às alegadas ondas de corrupção, envolvendo a arbitragem e as colectividades da casa. De referir que esta realidade é do conhecimento das autoridades desportivas locais.

Na verdade, o assunto já foi tema de debate aquando da realização do balanço da primeira volta do maior campeonato futebolístico provincial e, como forma de se ultrapassar a situação, decidiu-se que todos os jogos em Monapo deveriam ser controlados pelas Associações de Futebol e de Arbitragem.

Foi com o conhecimento de causa que o Benfica de Nampula, outrora líder da prova, entrou nas quatro linhas atento, cauteloso e com a clara missão de consolidar a liderança do Nampulense, facto que fez com que imprimisse um maior dinamismo ao seu jogo. Não foi necessário muito tempo para que dezenas de adeptos, na sua maioria da equipa de casa, incluindo o chefe do executivo de Monapo, sentissem os sinais de perigo na baliza guarnecida por Carlitos.

Logo no primeiro quarto de hora, os forasteiros celebraram o primeiro golo, que surgiu na sequência de um remate de João, lateral direito, dentro da grande área. Mas foi por um triz que o esférico não foi desviado: a bola bateu na trave e entrou. Mingos António, treinador de Benfica de Monapo, sentiu-se obrigado a mexer na composição da sua equipa, com vista a mudar o resultado, tendo solicitado a saída de Antunes e no seu lugar colocou Mochi.

Mesmo assim, os “encarnados” do Monapo continuavam a ser dominados, facto que obrigou novamente o técnico principal a recorrer a uma substituição, afastando Assane e colocando Saiudune na sua posição.

O Benfica de Nampula continuava firme, sem proceder a substituições, apostando muito na área defensiva, facto que fez com que as grandes jogadas de perigo não se concretizassem até ao final dos 45 minutos do jogo. No reatamento da partida, os caseiros entraram mais motivados com um plano claro de inverterem o resultado, assumindo a superioridade.

Logo no início da segunda parte, o Benfica de Monapo fez uma substituição, tirando Nelson e colocando Tora, antigo jogador da turma de Abdul Hanane, o técnico de Benfica de Nampula. Tempos depois, as “águias” de Nampula viriam a sofrer uma grande situação de golo protagonizada por Beny, mas a bola bateu na trave, tendo saído das quatro linhas.

Aos 48 minutos, o Benfica de Nampula tentou, sem sucesso, violar as malhas da equipa adversária. João cruzou para o seu colega, que cabeceou fortemente para a baliza de José Carlitos, guarda-redes do Benfica de Monapo, e este, por sua vez, defendeu com mestria. Volvidos 53 minutos da partida, a equipa da casa voltou a ameaçar o seu adversário. Num cruzamento de Tora, lateral direito, Abdala não foi capaz de introduzir o esférico na baliza guarnecida por Aníbal.

O Benfica de Monapo continuou a fazer valer a sua superioridade em relação aos seus visitantes e, aos 59 minutos da partida, num belo cruzamento de Tora, Issufo rematou fortemente para a baliza de José Aníbal, fazendo o primeiro golo, que restabeleceu a igualdade. Abdul Hanane reforçou o seu 11, tirando Herculano e para o seu lugar fez entrar Caíque. João, que tinha a posse da bola no interior da grande área, driblou Carlitos, guarda-redes de Monapo, para de seguida marcar mais um golo a favor dos visitantes.

O Benfica de Nampula voltou a dominar a partida. Mas aos 66 minutos, mercê de uma infantilidade de Aníbal, os donos da casa empataram o jogo. Foi na sequência de um passe executado por um dos seus defesas que, com o objectivo de afastar o esférico, chutou a bola em direcção à grande área das “águias” da chamada capital do norte.

Curiosamente, Aníbal segura a bola, deita-se no chão e solta-a. Abaid aproveitou-se da situação para marcar mais um golo a favor dos “encarnados” de Monapo. Era o empate a dois.

Quando a partida parecia perder qualidade e vivacidade, eis que no decorrer do minuto 76, Issufo surge a partir do lado direito da grande área da equipa visitante, com a bola, mercê de um passe efectuado por um dos seus colegas de equipa, fazendo o três a zero.

Daí em diante, os “encarnados” da capital do norte dominaram por completo a partida, mas não havia mais nada a fazer porque a equipa de casa frustrava as jogadas dos pupilos do Hanane. Minutos depois, o árbitro deu por terminado o jogo.

Falando aos jornalistas, Abdul Hanane, técnico dos “encarnados” de Nampula, não poupou palavras ao criticar a actuação da equipa de arbitragem que, na sua opinião, agiu de maneira antidesportiva, dificultando as jogadas dos seus atletas. Contudo, Hanane assegurou que a sua colectividade vai trabalhar para voltar a liderar o Nampulense. Por seu turno, Mingos António, treinador do Benfica de Monapo, disse ao @Verdade que a vitória foi o resultado de muito trabalho e, acima de tudo, determinação e espírito de superação.

Com aquela vitória, o técnico das “águias” de Monapo salientou que a sua equipa está preparada para enfrentar o Futebol Clube de Moma.

Eis os resultados da 9ª jornada:

Benfica de Nampula (2 x 3) Benfica de Monapo

Sporting de Monapo (2 x 1) FC Moma

Sporting de Nampula (2 x 0) ACD Angoche

10ª Jornada

A contar para décima jornada, o Ferroviário de Nacala defronta o Sporting de Nampula, enquanto o Benfica de Monapo mede forças com o Futebol Clube de Moma e o ACD de Moma enfrenta o Sporting de Monapo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts