Houve emoção, competitividade e supremacia do Ferroviário da Beira, que acabou por ser ser o grande vencedor do Campeonato Nacional de Corta-Mato, realizado no sábado, em Xai-Xai, com os seus atletas Manuel Salgado e Hortência Domingos em destaque.
Salgado teve de se aplicar a fundo para levar de vencida os seus opositores, com Manuel Gabriel, do Clube Atlético de Tete, a oferecer uma grande resistência. O tetense esteve a liderar até ao último terço da corrida, mas, a partir daqui, começou a denotar alguma falta de resistência, num dia em que a temperatura rondava os 36 graus centígrados, bem elevada para uma prova que iniciou às 11.30 horas, altura em que o sol começa a atingir o pico de aquecimento.
Quem não se ressentiu muito dessa contrariedade foi o fundista do Ferroviário da Beira Manuel Salgado, que na ponta final da prova, com um percurso de 12 quilómetros, ultrapassou Manuel Gabriel e nunca mais largou o primeiro lugar. Foi gerindo como quis a preciosa distância que ganhou em relação aos seus adversários. Salgado cortou a meta com o tempo de 42.01,51 minutos, seguido de Gabriel com 43.01,97 e de Augusto António, também do Ferroviário da Beira, com 43.13,74.
Se Manuel Salgado teve de comer a areia tórrida de Xai-Xai para conquistar a primeira posição, o mesmo já não se pode dizer de Hortência Domingos, que venceu sem grandes dificuldades. A menina do Ferroviário da Beira até teve alguma concorrência, em particular de Aida Bernardo, do Atlético de Tete, mas só até ao meio do percurso de oito quilómetros, pois daí para a frente a “locomotiva” distanciou-se das suas opositoras e só parou quando cortou a meta, com a marca de 33.38,85 minutos. Aida Bernardo ocupou a segunda posição com o tempo de 34.14,52 minutos, enquanto Sina Jaime, do Clube da Maratona de Maputo, ficou na terceira posição com o tempo de 35.14,52. minutos.
As camadas inferiores, juniores e juvenis, também se fizeram à estrada.
Eis as três primeiras posições :