O Conselho Municipal da cidade da Beira, Centro de Moçambique, anunciou que já tem garantias financeiras, por parte de parceiros internacionais, para a protecção da zona costeira.
Daviz Simango, o Edil da Beira, disse que o município está actualmente a mobilizar fundos na ordem de três milhões de dólares norte-americanos para reabrir e repor a ponte de travessia do canal do Chiveve, junto ao Porto da Beira por forma a garantir a circulação das águas.
Na ocasião, Simango citado pela “Macauhub”, destacou ainda que o Banco Árabe para o Desenvolvimento de África (BADEA) contribui com oito milhões de dólares norte-americanos para o projecto de saneamento do centro da cidade da Beira.
As relações entre Moçambique e o BADEA remontam desde 1975, altura em que foi assinado o primeiro acordo de crédito para o apoio à Balança de Pagamentos, no valor de 10 milhões de dólares norte-americanos.
De lá a esta parte, o banco já financiou cerca de 32 projectos nas áreas de Estradas, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Transportes e Comunicações, Energia, Saúde, Pescas, Educação e Ensino Superior, num volume total de cerca de US$ 176 milhões.