O Banco de Moçambique (BM) puniu o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), o Standard Bank e 14 outras instituições financeiras pela violação da Lei das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras.
O BCI, o maior banco comercial a operar no nosso país, foi multado em 1,4 milhão de Meticais pela “Omissão de informações e incumprimento do prazo de remessa de informação ao BM; Incumprimento do prazo de envio de relatório sobre avaliação interna de capitais ao BM; e ainda pelo Incumprimento do dever de envio dos relatórios de testes de esforço ao BM”.
O terceiro maior banco comercial em Moçambique, o Standard Bank, foi sancionado em 500 mil Meticais pela “Inobservância de relações e limites prudenciais”, indica um comunicado do banco central recebido pelo @Verdade.
Foram também sancionados o Barclays, o BNI, o Banco BIG, o Sociéte Générale, o Mybucks Bank, a Cooperativa de Poupança e Crédito, a Caixa de Poupança Postal de Moçambique, o United Bank for Africa, o Banco Letsego, a GAPI, o Yingwe Microbanco, o African Banking Corporation, o First Capital Bank e o Banco Mais.