Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Carnaval chuabo terminou com muita festa e alegria em Quelimane

O carnaval de Quelimane, edição de 2012, começou no dia 10 do mês corrente e teve o seu enterro, este dia 19, também do mesmo mês. Assim, Araújo cumpriu com mais uma etapa de diversão cultural, onde pessoas oriundas de muitas partes do país e não só, também do mundo, presenciaram as noites de folia e de danças imparáveis.

Foi um carnaval chuabo, tradicional onde cada grupo mostrou o que podia. Melhor máscara, melhor grupo simpatia, melhor grupo de dança, melhor empresa alegórica, enfim, vários ramos tinham sido criados para dar cor, luz e brilho a esta festa.

O grupo de foliões do Banco Comercial de Investimento (BCI) ganhou o prémio maior, tendo também ganho o prémio do Rei, enquanto que a Rainha foi do grupo que representou a empresa Cornelder. Na componente da melhor viatura alegórica, o grupo de foliões da empresa Comércio Investimentos, foi a vencedora, tendo recebido uma taça e um diploma de mérito. O grupo da Comércio Investimento não parou por aqui, também foi uma das empresas com outro prémio, o de melhor grupo.

E o rei momo?

Este ano, o rei Momo veio do mercado do Aquima. Um jovem saudável aceitou ir ao caixão vivo, transportado pelos seus colegas nos ombros. Chegados ao local do Carnaval, o jovem alegre saiu quando ninguém esperava.

Houve outras categorias como a melhor máscara, prémio que foi parar nas mãos do Grupo Pombos Brancos, que, de facto, tem feito tudo para trazer inovação, mas não deixando a moda antiga.

Munícipes agradecem com pompa

Quando tudo indicava que o Carnaval estava prestes a findar, o público que presenciou o encerramento do carnaval 2012 gritou, aplaudiu, e pediu para que as próximas edições sejam melhores que esta.

E aqui, o edil de Quelimane, Manuel de Araújo, alegre, mostrou que não tem preguiça em dançar, é pena que não dançou samba, por vários motivos, mas deu gosto com os pés e a coluna a mexeram perante aplausos de milhares e milhares de pessoas.

Foi dai que o edil de Quelimane prometeu que o próximo Carnaval seria um dos melhores de África, mas para isso, os grupos devem começar a organizarem-se desde já para que, próximo ano, esta promessa se efective.

PRM dá nota positiva à organização

A Polícia da República de Moçambique na Zambézia diz que este Carnaval foi o melhor que já tiveram em termos de segurança e tranquilidade públicas.

Elcidia Filipe, porta-voz daquela corporação é que revelou o facto, para depois acrescentar que a calma que se verificou nesta edição do Carnaval resulta de muitos factores, desde a organização da própria polícia da República, Polícia Municipal e o civismo dos munícipes de Quelimane, durante estes dias todos.

Elcidia, embora não tendo dado números comparativos, não lhe passa na retina de que este ano, foi 100 por cento em termos de organização e segurança, dai que, conforme a fonte, o mérito também deve ser repartido entre as partes e sobretudo para os munícipes que, de forma cívica, festejaram sem problemas e tornaram o Carnaval 2012 num momento ímpar e sem violência.

Barracas vão ficar mais uma semana

O Conselho Municipal de Quelimane decidiu dar mais uma semana aos vendedores das barracas para que possam ganhar mais algum dinheiro para melhorarem as suas vidas.

Dai que, mesmo com o término do Carnaval 2012, este Domingo, as barracas vão continuar a dar comes e bebes aos munícipes de Quelimane.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts