A selecção nacional sénior feminina regressou a Maputo no início da noite desta quinta-feira (12), depois de um mês de estágio na Cuba. A equipa está ansiosa para o arranque do “Afrobasket” na próxima sexta-feira (20) no pavilhão do Maxaquene.
Eram por volta das 18 horas quando as nossas meninas aterraram no Aeroporto Internacional de Mavalane. Era o fim do ciclo de cerca de um mês fora do país, efectivamente na Cuba, onde estiveram a cumprir um estágio pré-competitivo com vista o “Afrobasket” de Maputo.
A capitã da selecção, Deolinda Ngulela, falou à imprensa e revelou que Moçambique, durante este período, efectuou 13 jogos diante da selecção de Cuba tendo, no entanto, perdido todos. Todavia, aquelas partidas deixaram a equipa comandada por Nazir Salé muito bem preparada para o “Afrobasket”.
“Estamos preparadas para a prova. Tivemos um estágio muito aproveitável e temos condições de atingir o nosso objectivo, que passa necessariamente por ocupar um dos lugares do pódio e qualificativos para o ‘Mundial’” disse, visivelmente esperançada.
Por outro lado, Deolinda pediu apoio do público adiantando que “nós estamos bem treinadas, ou seja, treinámos bastante. Daremos o nosso máximo no campo. Agora resta-nos sentir o calor e apoio do nosso povo. Precisamos de ser acarinhadas”.
No que diz respeito ao programa em solo pátrio, o @Verdade soube que a equipa vai entrar num período de descanso de dois dias, regressando somente no sábado (14) às 11 horas no pavilhão do Maxaquene para uma sessão de treino. Entre segunda (16) e quinta-feira (19), as “Samurais” vão entrar no último estágio com vista o certame que arranca já na sexta-feira (20).