Arranca na tarde desta sexta-feira (01) em Maputo, o Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino. A prova, cujo término está previsto para o próximo dia 08 do mês em curso, vai decorrer no pavilhão do Desportivo, na baixa da cidade.
São no total sete equipas que participam neste certame, curiosamente referente à edição 2012 ou seja, que devia ser realizado no ano passado.
A cidade de Maputo é a região do país que participa com maior número de clubes (5) nomeadamente o Maxaquene, o Ferroviário de Maputo, a Liga Desportiva (Muçulmana), A Politécnica e o Costa do Sol. As restantes representam as províncias de Manica e Zambézia nomeadamente o Abílio Antunes e Soprotecção de Quelimane respectivamente.
O sorteio da prova, realizado na noite da última quinta-feira (31), ditou para a primeira jornada desafios entre a Soprotecção de Quelimane e a Liga Desportiva de Maputo; O Maxaquene e o Costa Sol e por fim A Politécnica e o Ferroviário de Maputo. Os jogos, neste primeiro dia, têm inicio marcado às 16 horas.
Francisco Mabjaia, presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, em contacto telefónico com o @Verdade garantiu que está tudo aposto para a realização deste evento, lamentando porém, para o número reduzido de equipas participantes.
Importa referir que para esta prova a Liga Desportiva de Maputo, outrora Liga Muçulmana é achada favorita para vencer o certame, dado que são as actuais campeãs africanas de clubes.
1ª jornada:
16: Soprotecção Quelimane – Liga Muçulmana
17h45: Maxaquene – Costa do Sol
19h30: A Politécnica – Ferroviário de Maputo