Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Locomotivas continuam imparáveis

O Ferroviário de Maputo derrotou, na última sexta-feira (29), o Maxaquene, por 68 a 60, em partida da 12ª jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo. Em femininos, a Liga Muçulmana bateu o Desportivo de Maputo, atingindo a “chapa-100”.

O Ferroviário de Maputo continua invicto na prova, transcorridas 12 jornadas. Na última sexta-feira (29), no pavilhão do Desportivo, a turma locomotiva mediu forças com o Maxaquene, no jogo que colocou frente a frente o líder e o segundo classificado.

No primeiro período, a turma tricolor entrou disposta a contrariar um Ferroviário que teve o pior arranque de uma partida neste certame. Edson Monjane, a principal estrela locomotiva, não escapou à fúria defensiva do Maxaquene e viu Ivan Macuácua carregar a sua equipa para uma vantagem de seis pontos, ou seja, 16 a 10, terminados os primeiros dez minutos.

Na última etapa da primeira parte, os campeões em título da cidade de Maputo entraram dispostos a contrariar a péssima imagem deixada no período inicial e, no seu melhor, souberam explorar o jogo exterior, a única forma encontrada para desatar e criar ruptura na formatação defensiva tricolor.

Luís de Barros ofuscou o seu companheiro de equipa, Monjane, ao conseguir um registo de 10 pontos e quatro ressaltos. O Ferroviário de Maputo “renasceu das cinzas” e saiu ao intervalo a vencer por 27 a 23.

No reatamento, o Maxaquene não conseguiu deter a pujança ofensiva do Ferroviário, ainda que conseguisse responder com classe debaixo da tabela adversária. Neste terceiro período, o “locomotiva” Ermelindo Novela levou o Ferroviário à marca dos 22 pontos contra apenas 14 da equipa contrária.

No último quarto, o jogo esteve equilibrado com um Maxaquene combativo, que não queria averbar uma derrota e distanciar-se do pódio. Contudo, o Ferroviário de Maputo não cruzou os braços e soube manter a vantagem, apesar de ter perdido no parcial, por 19 a 23. 68 a 60 foi o resultado final a favor da turma locomotiva.

Ainda nesta jornada, o Costa do Sol derrotou a equipa da A Politécnica, por 84 a 67, e regressou às vitórias depois de um longo período sem vencer. Nesta partida, o extremo Miguel Bata marcou 27 pontos e ganhou 12 ressaltos. O Desportivo de Maputo, por sua vez, humilhou o Núcleo da Bela Rosa por 78 a 38, num jogo marcado pelo regresso dos astros Pio e Augusto Matos, ora emprestados ao Ferroviário da Beira durante as eliminatórias de acesso à Taça de Clubes Campeões de África.

A jornada ficou manchada pela falta de comparência da equipa do Aeroporto no embate diante da Universidade Pedagógica. Importa referir que o Ferroviário de Maputo lidera a competição, com 24 pontos, mais dois do que o Maxaquene, na segunda posição, e cinco do que o Desportivo, na terceira.

Liga Muçulmana com apenas sete jogadores alcança vitória

A Liga Desportiva Muçulmana de Maputo, campeã em título da cidade, nacional e até africana de basquetebol sénior feminino, apareceu na última sexta-feira (29) com apenas sete jogadoras, em virtude de a direcção daquela colectividade ter baixado o salário delas, sendo que algumas optaram por mudar de clube por não concordar com a decisão.

Ainda assim, as muçulmanas da capital não deram tréguas ao Desportivo de Maputo. Terminada a primeira parte, a equipa de Nazir Salé vencia por 66 a 15, resultado que dilatou nos dois períodos complementares para 137 a 35. As muçulmanas da capital, apesar da crise, lideram a prova com 12 pontos, o mesmo número que o Ferroviário de Maputo que nesta ronda derrotou a A Politécnica “B”, por 64 a 53. A equipa principal da A Politécnica manteve a terceira posição depois de vencer o Maxaquene, por 86 a 37.

Quadro completo de resultados

12ª Jornada – Masculinos

Maxaquene 60 – 68 Fer. Maputo

Costa do Sol 87 – 67 A Politécnica Desp.

Maputo 78 – 38 Bela Rosa

Aeroporto – U. Pedagógica*

*(falta de comparência do Aeroporto)

6ª Jornada – Femininos Desp.

Maputo 35 – 137 Liga Muçulmana

Fer. Maputo 64 – 53 A Politécnica “B”

A Politécnica“B” 86 – 37 Maxaquene

Costa do Sol – U. Pedagógica*

*(jogo adiado)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts