Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Leia Dongue é carta fora da selecção para Nazir Salé

Basquetebol: Leia Dongue é carta fora da selecção para Nazir Salé

A basquetebolista moçambicana Leia Dongue, que milita no emblema angolano do 1º de Agosto, não faz parte das opções do seleccionador nacional, Nazir Salé, para o Campeonato Africano de Basquetebol visto que não se fez a nenhuma sessão treinos que se realizaram na capital moçambicana antes de o combinado nacional embarcar para a Turquia. Leia Dongue alegou que estar lesionada sem contudo prestar-se a ser examinada pelos médicos da selecção.

A melhor jogadora da última edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, Leia Dongue, gazetou aos treinos da selecção nacional que cumpriu a primeira fase de preparação para o Afrobasket e Jogos Africanos, provas que serão disputadas em Setembro próximo, alegando que está com uma mazela no pé esquerdo.

O @Verdade apurou que Leia Dongue terminou a época ao serviço do 1º de Agosto sem nenhuma lesão; todavia, quando chegou à capital moçambicana informou ao departamento médico da Federação Moçambicana de Basquetebol que não estava em condições de treinar devido à sua condição física.

Outrossim, a quarta melhor poste da primeira fase do Campeonato Mundial, que teve lugar na Turquia, inventou a lesão para não fazer parte da selecção nacional que vai tomar parte nos Jogos Africanos e Afrobasket.

Segundo uma fonte da entidade que zela pelo basquetebol em Moçambique, Leia Dongue foi intimada pelo departamento médico da Federação Moçambicana de Basquetebol para a devida avaliação e debelação da lesão, mas a poste não se fez ao local onde decorriam os treinos.

“A Federação Moçambicana de Basquetebol entrou em contacto com a atleta, mas ela disse que estava lesionada. Face a esta situação, a basquetebolista tinha que ser reavaliada pelo departamento médico; porém, Leia Dongue não se fez as consultas e não atendia os nossos telefonemas. Até a data da partida do grupo para a Turquia não tínhamos nenhuma notícia sobre o seu paradeiro; por isso, a poste é uma carta fora do baralho para o seleccionador nacional”.

Com a ausência de Leia Dongue, que consta no lote das melhores jogadoras que actuam no continente africano, Moçambique far-se-á presente no Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino e Jogos Africanos sem a sua principal referência.

Importa referir que a poste do 1º de Agosto na época finda sagrou-se campeã da Liga Angolana de Basquetebol ao derrotar na final o Inter Clube de Luanda orientado pelo actual selecionador nacional, Nazir Salé.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!