O Ferroviário de Maputo derrotou, na passada sexta-feira (18), o Costa do Sol por 66 a 60 em partida da primeira jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos.
Depois de vários meses sem competições, o basquetebol a nível da capital do país regressou aos pavilhões com a realização, no passado fim-de-semana (18 e 19), das primeiras duas jornadas do campeonato da cidade. Na sexta-feira (18), os campeões nacionais em título suaram bastante para derrotar o Costa do Sol numa partida muito bem disputada e até levada ao extremo.
Nos primeiros 10 minutos, os locomotivas, sob o comando de Edson Monjane, dominaram por completo o jogo e foram ao intervalo a vencer por apenas quatro pontos de diferença, ou seja, 14 a 10. O segundo período iniciou com uma espécie de papel químico do primeiro, com os campeões nacionais na mó de cima e os canarinhos a tentarem, a todo custo, contrariar a pujança do adversário. Contudo a equipa que se revelou bem organizada no ataque manteve a vantagem no marcador, todavia ampliando para 10 pontos a diferença.
Com o 34 a 24 a favor do Ferroviário, chegou o terceiro período em que a equipa comandada por Milagre Macome entrou determinada a mudar o rumo dos acontecimentos. Com o extremo Miguel Bata inspirado, os canarinhos marcaram mais nesta etapa do jogo do que o Ferroviário, 21 a 19, mas acabaram perdendo no marcador que apontava 53 para o Clube Ferroviário de Maputo e 45 para o Costa do Sol.
No quarto tempo o Costa do Sol voltou com a mesma intensidade e muito atrevido no jogo do interior. O Ferroviário de Maputo, em resposta, optou pelos lançamentos do exterior explorando, sobretudo, o talento de Edson Monjane que marcou um total de 12 pontos, totalizando 28 na partida. A turma locomotiva venceu este jogo por 66 a 60.
Maxaquene humilha Aeroporto
Na outra partida da jornada, o vice-campeão nacional, o Maxaquene, cilindrou a formação do Aeroporto por 104 a 55, numa partida em que o domínio tricolor foi claro. O Desportivo de Maputo também entrou a vencer na presente edição do Campeonato de Basquetebol em seniores masculinos diante da Universidade Pedagógica (UP) por 66 a 55, enquanto a Bela Rosa averbou uma derrota diante d’A Politécnica por 80 a 66.
No sábado (19), em partidas inseridas na segunda jornada desta prova, o Ferroviário de Maputo venceu a UP por 55 a 42, o Maxaquene derrotou o Costa do Sol por 88 a 55, enquanto o Desportivo somou mais uma vitória, desta vez diante d’A Politécnica por 93 a 55. O Aeroporto vingou-se da humilhação sofrida na ronda inaugural e derrotou o Núcleo da Bela Rosa por 48 a 34.
Disputadas as duas jornadas, o Maxaquene, o Desportivo de Maputo bem como o Ferroviário partilham a liderança da prova todas com duas vitórias em igual número de jogos, enquanto o Costa do Sol, a par da Bela Rosa, ocupam o fundo da tabela classificativa duas derrotas cada uma.
Chuva adia Ferroviário X Costa do Sol
Em seniores femininos, o Desportivo de Maputo derrotou a UP por 47 a 43 e a Politécnica A humilhou a sua equipa B por 83 a 33. Esta jornada ficou marcada pelo adiamento do jogo entre o Ferroviário de Maputo e o Costa do Sol devido à chuva que se fez sentir na cidade de Maputo na noite de última sexta-feira (18).
Quadro completo de resultados
Seniores masculinos (1ª jornada)
Ferroviário 66 – 60 Costa do Sol
Maxaquene 104 – 55 Aeroporto
Desportivo 65 – 55 Universidade Pedagógica
A Politécnica 80 – 66 Bela Rosa
(2ª jornada)
Universidade Pedagógica 42 – 55 Ferroviáriode Maputo
Desportivo 93 – 55 A Politécnica
Costa do Sol 55 – 88 Maxaquene
Aeroporto 48 – 32 Bela Rosa
Seniores femininos (1ª jornada)
A Politécnica A 33 – 83 A Politécnica A
Desportivo 47 – 43 Universidade Pedagógica
Ferroviário de Maputo X Costa do Sol (adiado)