Rubens Barrichello venceu este domingo o Grande Prêmio de Monza, o terceiro de sua carreira, após largar em quinto lugar e assumir a quarta posição logo no início da prova, e, de quebra, diminuiu para 14 pontos a diferença em relação ao líder da classificação, seu colega na equipe Brawn, o inglês Jenson Buttons, que chegou em segundo.
O brasileiro de 37 anos, que superou o problema da caixa de mudancas e deu-se bem na estratégia de fazer apenas uma paragem para abastecer, não escondeu sua alegria ao fim da corrida.. “Essa sensação de vencer é ótima. Independente do que acontecer agora, sinto que esse é um ano de vitória. Não esqueçam que a menos de um ano não sabíamos se teríamos emprego, mas agora temos um carro fantástico, um motor fantástico e uma equipe fantástica”, comemerou.
“Tenho que dizer que estou me sentindo muito bem. Monza sempre foi uma pista ótima para mim e agora vou dar o melhor de mim numa luta boa e honesta com esse cara (Button) e estou muito ansioso por isso!” “Acho que podemos provar agora que, na Fórmula 1, os caras legais podem vencer”, comentou ainda Barrichello. “Isso é o fim do velho ditado de que apenas os durões conseguem os títulos”.
Button, vencedor de seis das sete corridas já disputadas na temporada, continua na liderança da classificação com 80 pontos, mas Barrichello, agora com 66 pontos, tem uma boa vantagem diante das quatro corridas que faltam para terminar o campeonato.
Já o atual campeão, o inglês Lewis Hamilton, que largou na pole, tinha certo o terceiro lugar para a McLaren Mercedes, mas bateu na última volta e beneficiou o finlandês Kimi Raikonnen, que completou o pódio.
A surpresa do fim de semana, o alemão Adrian Sutil, conseguiu uma excelente colocação para a Force India com seu quarto lugar. O bicampeão espanhol Fernando Alonso, no meio ao escândalo envolvendo sua escuderia, garantiu um discreto quinto lugar para a Renault.
Como é normal, os apaixonados fãs italianos da Fórmula 1 vibraram com uma prova que, apesar de morna, teve alguns lances de emoção. Liderando a corrida, Hamilton antecipou seu primeiro pit stop na 15a. volta e retornou em quinto, atrás das Brawn GP. Adrian Sutil fez seu pit stop três voltas depois e Kimi Raikkonen parou em seguida. Foi quando Barrichello assumiu a ponta, com Button em sua cola. O inglês parou na 29ª volta e voltou para a pista em quinto lugar. O brasileiro entrou nos boxes na volta seguinte, mas ainda retornou para a pista com uma boa vantagem sobre o companheiro.
Com o segundo pit stops de Hamilton, Raikkonen e Sutil, Barrichello e Button assumiram a liderança da corrida. Hamilton ficou em terceiro, mas acabou sofrendo o acidente na última volta que o obrigou a abandonar o carro. Rubinho precisou apenas de calma e concentração para chegar à reta final, garantindo sua terceira vitória em Monza e a 101a. vitória do Brasil numa prova da Fórmula 1.