Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Barragem de Nacala operacional a partir de Março de 2013

As obras de reabilitação e modernização da barragem de Nacala, na província nortenha de Nampula, deverão estar totalmente operacionais a partir de Maio de 2013, segundo garantiu Steven Marma, director-residente do Millennium Challenge Corporation- Moçambique, financiadora do empreendimento.

Para o efeito, aquela instituição do Governo dos Estados Unidos da América (EUA) está a aplicar cerca de 28 milhões de dólares norte-americanos desde Junho de 2011, de acordo ainda com Marma, salientando que o esforço visa melhorar o sistema de abastecimento de água potável e irrigação de campos agrícolas daquela zona agro-industrial de Nacala.

A iniciativa deverá beneficiar cerca de 200 mil residentes de Nacala e arredores e o projecto insere-se na estratégia dos EUA visando acelerar o cumprimento por Moçambique dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um outro financiamento no valor de cerca de 150 milhões de dólares norte-amaricanos deverá ser aplicado igualmente pelo Millennium Challenge Corporation Moçambique para o melhoramento do sistema de abastecimento de água potável e saneamento da região de Nacala até 2013.

Com este empreendimento concluído deverá aumentar a capacidade de armazenamento de água para cerca de 6,6 milhões de metros cúbicos/ ano, contra os actuais quatro milhões de metros cúbicos anuais.

O apoio à reabilitação e modernização daquela barragem faz parte do programa do Millennium Challenge Corporation- Moçambique visando aplicar, em cinco anos, cerca de 500 milhões de dólares norte-americanos em infra-estruturas no país.

Refira-se que a barragem de Nacala foi construída na década de 1970 e desde 1982 tem vindo a registar infiltação de água causada por cheias. Steven Marma falava, esta Quinta-feira, à margem da reunião bilateral relativa ao Acordo Quadro de Comércio e Investimento Estados Unidos da América-Moçambique.

O encontro foi co-dirigido pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, e represetante-adjunto de Comércio dos EUA, Demetrios Marantis, que efectua até hoje, dia 20 de Janeiro, uma visita de trabalho a Moçambique.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts