Um alegado congestionamento do sistema imformático do Barclays provocou a interrupção, durante cerca de um mês, da emissão de cartões de ATM, fazendo com que os clientes daquela instituição bancária, detida, maioritariamente, por investidores sul-africanos, recorressem às caixas para levantamento de valores baixos.
Contrariamente à informação obtida na passada segunda-feira pelo Correio da manhã no Barclays, segundo a qual “a situação está reposta desde segunda-feira passada em todos os balcões”, em alguns balcões da capital moçambicana o problema ainda persistia, constatámos.
No balcão da Avenida Fernão de Magalhães, por exemplo, o jornal foi informado que a emissão de cartões de ATM iria ser reposta esta terça-feira, enquanto nos restantes três balcões visitados o processo tinha retomado o curso normal.
A situação obrigou o Barclays a mudar o sistema congestionado, segundo Marília Jaime, do Balcão de Atendimento ao Cliente no edifíciosede do banco, em Maputo.
A interrupção causou enchentes nas caixas de levantamento e depósito do banco, contaram clientes do Barclays agastados com o facto de se sujeitarem a filas para levantar valores irrisórios que poderiam ser obtidos nas ATM.