Uma quadrilha de malfeitores assaltou na manhã da passada sexta-feira, na cidade de Tete, província do mesmo nome, centro de Moçambique, uma viatura que transportava somas avultadas de dinheiro para a vila de Songo, distrito de Cahora Bassa.
Segundo escreve a Rádio Moçambique (RM), na sua versão da Internet, os quatro bandidos, ainda desconhecidos, roubaram três sacos de dinheiro que, na altura, era transportado para o balcão do Millennium Bim, o maior banco comercial do país, em Songo. Para lograrem os seus intentos, os bandidos alvejaram mortalmente o motorista da viatura, tendo esta perdido controlo e capotado, acto ocorrido no bairro de Mpadué, arredores da cidade de Tete. Depois deste acto macabro, eles apoderaram-se do dinheiro e fugiram para um lugar até agora desconhecido.
Outras quatro pessoas contraíram ferimentos, alguns deles graves, na sequência do mesmo assalto. Um dos feridos disse que três dos assaltantes estavam fortemente armados. A vila de Songo é onde se localiza a Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB), o maior empreendimento económico do Estado moçambicano. Aliás, um dos indivíduos feridos disse a RM que o dinheiro roubado se destinava a HCB e outras instituições sedeadas em Songo.