A banda sensação do pop juvenil One Direction ficou entre os grandes vencedores que não foram retirar os seus prémios num dos principais eventos musicais da Europa, após terem vencido em três categorias do MTV Europe Music Awards, em Glasgow. Justin Bieber e Katy Perry estavam entre as notáveis ausências, embora a cerimónia repleta de fogos de artifício tenha sido liderada pela carismática e popular rapper Nicki Minaj, que além de ter sido o anfitriã da noite, ainda apresentou um número musical e venceu um prémio.
Os veteranos do rock Ozzy Osbourne, U2 e Slash também apareceram por lá, conferindo um ar de velha guarda ao show.
Os fãs que estavam na arena, no entanto, estavam mais animados para as celebridades mais jovens, mesmo que algumas não tenham comparecido.
O grupo britânico pop One Direction, conhecido por sua aficionada base de fãs, venceu os prémios de Melhor Pop, Melhor Apresentação Ao Vivo e Maior Base de Fãs, levando três das quatro categorias que disputava. Em mensagens em vídeo, eles pediram desculpas por não poderem comparecer.
A cerimónia celebrou seu 20º aniversário, e a cidade de Glasgow sediou a premiação da MTV Europa pela primeira vez.
Na ausência de artistas mais famosos, a cantora e compositora Ariana Grande brilhou, conquistando sua primeira premiação e abrindo o show. A iniciante superou artistas mais conhecidas como Beyoncé, Taylor Swift, Katy Perry e Minaj e ficou com o prémio de Melhor Artista Feminina, e sua música “Problem”, com a rapper Iggy Azalea, superou o hit de Pharrell Williams “Happy” como Melhor Música.
Minaj ficou com o prémio de Melhor Hip Hop e também cantou suas músicas mais conhecidas.
Katy Perry, que faz turnê pela Austrália, agradeceu a seus fãs após vencer os prémios de Melhor Visual e Melhor Vídeo, enquanto Bieber ficou com o prémio de Melhor Artista Masculino.