Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banda Kakana desfila a sua classe no Festival Bushfire

Dez anos depois da sua formação como agrupamento de música, a banda Kakana colhe os frutos do seu trabalho. Desta feita, pela primeira vez, o grupo faz parte do conjunto de artistas convidados para o Festival Bushfire 2015 – um dos maiores eventos musicais de África, que terá lugar de 29 a 31 de Maio próximo na vizinha Swazilândia.

Refira-se que a actuação do colectivo moçambicano no Bushfire é o resultado do Roteiro Fire Fest que mantém uma parceria entre o Festival Azgo (Moçambique) e Bushfire (Swazilândia). O intercâmbio consiste essencialmente na troca de bandas entre os dois festivais.

Desta forma, o Bushfire envia da Suazilândia para Moçambique, por ocasião do Festival Azgo, a conceituada cantora de afro-jazz, Flowee. Trata-se de uma artista respeitada nos meandros musicais, não só no seu país de origem, bem como em alguns Estados da África Austral. Tem uma passagem quase que frequente em diferentes concertos e festivais da África do Sul.

Para a banda Kakana “é uma honra fazer parte de uma das maiores plataformas de música em África, na medida em que teremos maior visibilidade noutros países do mundo”. A ida do agrupamento, que se notabilizou através do álbum “Serenata”, à Swazilândia surge numa altura em que este tem estado a lançar músicas novas depois do sucesso ainda em voga do disco que lhes levou à ascensão, o que permitirá o lançamento dos novos projectos.

O Roteiro Fire Fest é uma parceria entre os Festivais Azgo e Bushfire, que dura há alguns anos e já colocou nos palcos de Swazilândia artistas moçambicanos, como Stewart Sukuma, Ras Haitrim e Sigaúque Project. Por seu turno, o Festival Bushfire enviou para o Azgo o percussionista Tlale Makhene, o artista Masikane, entre outros.

A banda Kakana é um dos agrupamentos musicais mais acarinhados na actualidade em Moçambique. O grupo incorpora nos ritmos africanos elementos como Folk e Funk. Foi fundado em 2004 por Azarias Arone (Jimmy Gwaza) e Yolanda Chicane, e, desde então, a dupla têm estado a brindar a plateia moçambicana com música de grande qualidade, actuando em diversos palcos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts