Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Bancos do Reino Unido cúmplices com a corrupção nigeriana

Um relatório da agência de luta contra a corrupção, Global Witness, acusou quatro bancos do Reino Unido de aceitarem milhões de libras de políticos nigerianos acusados de corrupção. A Global Witness disse que os bancos – HSBC, Barclays, Natwest e Royal Bank of Scotland – aceitaram depósitos questionáveis de dois governadores nigerianos entre 1999 e 2005.

O HSBC disse que estava profundamente desapontado pelas alegações sem fundamento”. Os outros bancos recusaram-se a comentar. O HSBC disse: “Como um banco que tem estado à frente da orientação do desenvolvimento global das pessoas politicamente expostas durante a última década, asseguramos que respeitamos rigorosa e diligentemente os procedimentos.”

A global Witness também acusou a instituição reguladora do Reino Unido, a Autoridade para os Serviços Financeiros, por não ter tomado medidas contra os bancos. Esta instituição recusou-se a comentar.

A Global Witness reconheceu que a regulação no Reino Unido parece ter evoluído desde 2005 mas que ainda há lacunas no sistema. O seu relatório baseia-se em documentos providenciados pelo governo nigeriano a um tribunal em Londres.

Robert Palmer, da Global Witness, disse que “os bancos são obrigados por lei a verificar os seus clientes. Eles têm que compreender quem são os seus clientes e de onde é que eles obtêm os seus fundos.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts