O Ministro Carlos Mesquita efectuou uma visita ao Banco Mundial, em Whashington, DC, nos EUA, na última terça-feira, dia 21, onde se reuniu com a Vice-Presidente para África Ocidental, Victoria Kwakwa, para além dos Directores de Prática Global de Água e de Transportes do Banco Mundial, com quem trocou impressões em relação ao estágio das operações do Banco no sector que dirige.
De entre várias matérias abordadas, o Ministro Mesquita apelou à direcção do Banco a “ser flexível e ponderar algumas decisões que tem tomado e que, de certa forma, acabam por retardar a implementação dos projectos”.
Nas discussões dos assuntos relacionados ao sector de Águas, Mesquita apelou para o contínuo apoio, por parte daquele Banco, no financiamento de infraestruturas de armazenamento e abastecimento de água.
Desta discussão, o Banco Mundial reafirmou o seu comprometimento em apoiar o sector, tendo referido que está em finalização a preparação do Projecto de Segurança Hídrica Urbana, que tem em vista aumentar o acesso a serviços de abastecimento de água, para além de melhorar a capacidade de prestação de serviços em cidades selecionadas do Sul do País. O projecto tem um custo global de cerca de 250 milhões de dólares norte-americanos.
O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos faz-se acompanhar, nesta visita, por Raul Mutevuie, Director Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento (DNAAS), Suzana Saranga, Presidente da Autoridade Reguladora de Água (AURA), Victor Taucal, Director Geral do FIPAG, Castigo Cossa, PCA da AdRMM e quadros do sector das Obras Públicas.