No âmbito de ciclo de palestras da Universidade Politécnica, o Banco de Moçambique (BdM) realizou, segunda-feira, 3 de Abril, em Maputo, um debate subordinado ao tema “Conjuntura económica recente e perspectivas de inflação”, que visava esclarecer a fundamentação das decisões do Comité de Políticas Monetárias (CPMO).
Trata-se de um órgão do Banco Central que se reúne ordinariamente uma vez a cada dois meses, para no seguimento do seu calendário de sessões, o CPMO debater, apreciar e tomar medidas de política monetária consentânea com o quadro macroeconómico.
Na ocasião, o director do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Moçambique, Pinho Ribeiro, referiu que apesar da materialização e agravamento de alguns riscos, em face da manutenção das perspectivas de uma inflação de um dígito, o CPMO de Março/2023 decidiu manter a taxa de juro de política monetária e a taxa MIMO em 17,25%.
“O CPMO continuará a monitorar a evolução das incertezas e riscos associados às projecções e não hesitará em tomar as medidas correctivas necessárias. Vamos continuar a manter a taxa de juro de política monetária, manter a taxa de juro de facilidade permanente de depósitos em 14,25%, manter a taxa de cedência de liquidez em 20,25% e ainda manter o coeficiente de reservas obrigatórias para os passivos em moeda nacional em 28,0%”, explicou Pinho Ribeiro.
Por sua vez, o director geral do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT), Inocêncio Mutimucuio, explicou que o evento enquadra-se no ciclo de palestras que decorrem anualmente na instituição e no processo de ensino e aprendizagem.
“Nós somos a Universidade Politécnica e o carácter politécnico desta universidade é que, durante o processo de ensino e aprendizagem, os estudantes interajam com o sector produtivo ou com o sector industrial laboral. Assim sendo, nós criamos um ciclo de palestras durante o mês de Abril e Maio, para que todos os estudantes de áreas científicas interajam com as diversas entidades do saber científico” concluiu Inocêncio Mutimucuio.
Importa referir que o debate foi moderado pelo director do Gabinete de Comunicação e Imagem do Banco de Moçambique, Emílio Rungo, sendo que a próxima reunião ordinária do CPMO está agendada para o dia 31 de Maio de 2023.