O Banco de Moçambique (BM) acaba de aprovar uma nova estratégia para o triénio 2011/2013 que assenta na promoção de uma maior eficácia da Política Monetária, assegurar uma gestão eficiente das reservas externas e um sector financeiro forte, são, competitivo e abrange.
Durante o período, o banco central quer também garantir um Sistema Nacional de Pagamentos seguro, eficiente e moderno, aprimorar a modernização do sistema de gestão de recursos humanos do banco e assegurar uma gestão institucional baseada em boas práticas.A melhoria da qualidade das estatísticas monetárias, financeiras, Balança de Pagamentos e Central de Balanços e ainda a consolidação da qualidade das análises e da comunicação entre o BM, os parceiros e o público, em geral, constituem outros objectivos traçados no Plano Estratégico do Banco de Moçambique 2011 e 2013.
O seu alcance será através da adopção de boas práticas de gestão de reservas externas, aprimoramento das medidas e procedimentos de análise e gestão de risco e desempenho da carteira e ainda através do estabelecimento de mecanismos de captação de reservas resultantes da exploração de recursos naturais não renováveis, para além da adequação do processo de supervisão aos novos desafios impostos pelo desenvolvimento dos mercados e produtos financeiros, garantia de maior cultura de gestão de riscos às instituições de crédito e sociedades financeiras e promoção da expansão dos serviços financeiros pelo território nacional, de acordo igualmente com o referido plano estratégico.
O Sistema Nacional de Pagamentos (SNP) seguro, eficiente e moderno será alcançado por meio de aperfeiçoamento, implementação e disseminação da legislação do SNP, disseminação das características das notas e moedas do Metical e promoção dos meios electrónicos de pagamentos e superintendência do Sistema Nacional de Pagamentos.
RISDP
O reforço do processo de integração regional através da implementação do Regional Indicative Strategic Development Plan (RISDP) constitui outra estratégia do Banco de Moçambique, cujo objectivo central “é um desafio aos colaboradores do Banco de Moçambique, pelo que a sua consecução depende do esforço, dedicação e comprometimento de todos, o que, em última instância, traduzir-se-á no cumprimento, com sucesso, da missão do Banco de Moçambique, contribuindo, deste modo, para a estabilidade macroeconómica e financeira do país”.
A sua concepção foi precedida de um momento de reflexão conjunta e de avaliação cuidada do desempenho da instituição, com vista à definição das principais linhas de orientação e de uma visão estratégica institucional sólida e realística, que deverá nortear a actuação da instituição a curto, médio e/ou longo prazos.
O primeiro exercício de planeamento estratégico resultou na elaboração do Plano Estratégico 2005/2007, o qual permitiu ao Banco de Moçambique definir uma visão de médio prazo, quer na execução da Política Monetária, quer a nível da gestão interna e a segunda geração do Plano Estratégico, que vigorou no triénio 2008/2010, constituiu mais um exercício de planificação tendente a melhorar cada vez mais a definição das principais linhas de orientação das actividades do Banco de Moçambique, com vista ao cumprimento, com sucesso, das suas funções e atribuições plasmadas na Lei nº 1/92, de 3 de Janeiro, e, segundo o documento do BM em poder do Correio da manhã, ressalta que o presente Plano Estratégico 2011/13 deriva de um processo participativo que contou com o envolvimento de gestores e técnicos de diversas unidades de estrutura do BM, bem como das valiosas contribuições dos participantes do Conselho Consultivo, órgão alargado de consulta do Conselho de Administração do Banco de Moçambique.