O Banco de Moçambique (BM) adiou a reunião do seu Comité de Política Monetária, a primeira de 2018, que estava inicialmente prevista para quarta-feira (22), aparentemente sem nenhum motivação de fundo.
Um comunicado lacónico do BM informa que a reunião “ foi adiada para o dia 26 de Fevereiro corrente”.
O director do Gabinete de Comunicação e Imagem do BM, Élio Jonasse, esclareceu que não há nenhum motivo extraordinário para o adiamento, num breve contacto telefónico com o @Verdade, no entanto precisou que a sessão da CPMO vai decorrer em dois dias “na sexta e na segunda-feira”.
Este órgão de coordenação do banco central, a quem compete a concepção e implementação das decisões de política monetária, reuniu-se pela última vez a 22 de Dezembro passado altura em que prosseguiu a redução de algumas das suas taxas directoras, que no entanto não estão a ser acompanhadas na descida pelos bancos comerciais.
Depois de fechar o ano de 2017 com as Reservas Internacionais Líquidas num máximo histórico e com a Dívida Pública Interna em níveis estratosféricos aguarda-se com alguma ansiedade pelas primeiras decisões deste ano de Rogério Zandamela, e dos seus pares.

