O sistema financeiro moçambicano continua estável, apesar da crise financeira que afecta muitos países, segundo Bobo Schmulling, gestor de Programas do Banco de Desenvolvimento da Alemanha (KFW), em Moçambique.
“Felizmente, Moçambique não está afectado ainda pelas crises, apesar de muitos doadores, excluindo Alemanha, estarem a cortar parte dos seus investimentos”, observou Schmulling, respondendo, esta Quinta-feira (27), em Maputo, a pergunta do Correio da manhã sobre a avaliação que faz ao estágio actual do sistema bancário moçambicano em face das crises.
Como que a sustentar as suas afirmações, o gestor de Programas do KFW, em Moçambique disse que a sua instituição acaba de disponibilizar para o país um milhão de euros, aproximadamente, 36 milhões de meticais, para fortalecimento do sistema financeiro moçambicano e sua extensão às zonas rurais.
Este montante está a financiar a segunda fase do projecto Access to Finance Challenge Fund (AFCF), criado no âmbito do desenvolvimento do programa Financial Sector Tecnical Assistnce Program (FSTAP) que tem em vista apoiar o Governo na melhoria da solidez e eficiência do sistema financeiro moçambicano implementado pelo Banco de Moçambique (BM).
Uma das apostas deste programa é inovação em serviços bancários como mobile Banking e moeda electrónica, em crescimento em muitos países, “havendo projectos concretos para sua implantação e serem mais acessíveis e disponíveis para todos os sectores produtivos, incluindo das zonas rurais”, segundo Umaia Mahomed, da área de Supervisão Bancária do Banco de Moçambique.
Mahomed indicou também ser outra pretensão do banco central fazer com que as unidades móveis das instituições financeiras das microfinanças rurais devidamente autorizadas usem até telefonia móvel celular nas suas actividades nas zonas rurais e o Sistema Nacional de Pagamento em todas as operações de pagamento.
Mahomed e Schmulling falavam, esta Quinta-feira, em Maputo no lançamento da segunda fase do projecto Access to Finance Callenge Fund (AFCF direccionado às instituições financeiras e bancos comerciais registados no Banco de Moçambique.