Michael Ballack celebrou com vitória seu retorno ao Campeonato Alemão depois de quatro anos no inglês Chelsea, com o Bayer Leverkusen superando o anfitrião Borussia Dortmund por 2 x 0, este domingo, na abertura da temporada.
O campeão Bayern de Munique passou pelo Wolfsburg por 2 x 1 com um golo de Bastian Schweinsteiger nos acréscimos, na sexta-feira, enquanto o Hamburgo bateu o vice-campeão Schalke 04 por 2 x 1, no sábado.
Ballack, que defendeu o Leverkusen até 2002, quando se transferiu para o Bayern de Munique, transferiu-se do Chelsea no final da temporada passada.
“Ainda estou com pouca força,” disse o meio-campista de 33 anos, que jogou os 90 minutos depois de se recuperar de uma contusão no tornozelo que o tirou da Copa do Mundo da África do Sul.
“Mas estou feliz por ter jogado a partida toda. O técnico me perguntou algumas vezes se eu aguentaria, mas eu apenas estava feliz de jogar o tempo todo.”
O Bayer, um dos favoritos ao título, conseguiu uma merecida liderança aos 19 minutos de jogo, quando Tranquillo Barnetta completou um passe que passou entre ele, Gonzalo Castro e Arturo Vidal e que deixou a defesa zonza.
Com Dortmund ainda abalado com o golo, o Bayer atacou novamente três minutos depois com uma jogada individual do brasileiro Renato Augusto.
O Dortmund tentou diminuir o prejuízo no segundo tempo, Nuri Sahin chegou perto, mas sua cobrança de falta cheia de efeito foi desviada pelo goleiro Rene Adler.
O Mainz abriu sua temporada com uma impressionante vitória por 2 x 0 sobre o Stuttgart.