Cerca de 1134 milhões de dólares norte-americanos constituem o saldo da Balança Comercial registado até Setembro de 2011, como reflexo de um aumento significativo do volume das exportações registadas no ano passado.
No período em análise, as exportações moçambicanas foram no valor global de 2086,9 milhões de dólares norte-americanos, contra importações de USD 3220,9 milhões.
As projecções das autoridades moçambicanas são de a balança comercial vir a reduzir ainda mais até 6%, em 2035, contra a taxa actual de 10%, segundo o Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD) no seu documento intitulado Estratégia Nacional de Desenvolvimento, devendo concorrer para o desiderato o registo de uma maior contribuição do sector dos Recursos Minerais “com um futuro promissor a se registar até 2035”, de acordo ainda com a fonte documental.
Esta redução deverá resultar do “forte dinamismo” dos grandes projectos, com realce para os relacionados com a exploração do carvão mineral pela multinacional Vale Moçambique, ajuntando o MPD que também contribuirão para a meta proposta condições agro-ecológicas, fluxo de investimentos de multinacionais e mercado assegurado para venda de energia eléctrica para os países da África Austral.
Refira-se que Moçambique exporta para vários mercados mundiais energia eléctrica, alumínio, areias pesadas do projecto de Moma, em Nampula, açúcar, camarão, madeira e algodão, contra a importação de cereais, medicamentos, automóveis, combustíveis, metais e produtos da indústria química.