Victoria Azarenka tornou-se a primeira bielorussa a conquistar um título de simples num grand slam ao reclamar o trófeu do Aberto da Austrália com uma vitória esmagadora à russa Maria Sharapova em 6-3 e 6-0, este Sábado.
O primeiro êxito da tenista de 22 anos num grand slam também a torna a nova número um do mundo quando o ranking da WTA for divulgado, Segunda-feira.
Embora sejam verdadeiras cópias uma da outra em termos de altura e estilo de jogo, Azarenka havia vencido as duas partidas anteriores da adversária, ambas no piso sintético, e a entrada das duas em quadra não poderia ter sido mais profética.
Portando, uma pasta de grife, Sharapova foi seguida furtivamente pelo túnel por uma Azarenka de capuz, exalando ameaça nas sombras.
A ofensiva da novata, quando veio, foi brutalmente eficaz. Demorou até o terceiro jogo da partida, mas àquela altura os sinais visíveis de ansiedade haviam desaparecido.
Azarenka sofreu uma quebra de serviço no seu primeiro jogo e perdia de 0-30 no segundo quando finalmente captou o jogo de Sharapova.
Atacando em cada oportunidade, Azarenka usou a sua velocidade superior e o trabalho dos pés para absorver e anular o poderoso tênis da russa, fazendo o que quis da adversária na linha de fundo.
A bielorrusa superou o déficit inicial e quebrou Sharapova duas vezes, levando o primeiro set em 46 minutos.
Mesmo com a russa em desvantagem Azarenka não suavizou o ataque, quebrando o saque de Sharapova no primeiro jogo do segundo set e evitando ela mesma uma quebra no jogo seguinte.
Ela logo encerrou o set e a partida, obtendo o troféu quando Sharapova disparou um backhand na rede.
Azarenka caiu de joelhos e exclamou “não acredito” antes de correr para abraçar os seus apoiantes na plateia.
Azarenka tornou-se a terceira mulher, depois de Evonne Goolagong-Cawley e Chris O’Neil, a conquistar os títulos de simples júnior e profissinal em Melbourne, o primeiro deles em 2005.