O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê mau tempo ao longo da faixa costeira das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane a partir da noite desta sexta-feira (28), devido a passagem de uma frente fria sobre o extremo sul do Canal de Moçambique.
O mau tempo será caracterizado por aguaceiros e chuvas em regime moderado a forte (menos de 30 mm de precipitação em 24 horas), acompanhadas de trovoadas e ventos moderados a fortes (25 a 35 nós), criando agitação marítima e ondas entre 2 e 3 metros de altura, na região compreendida entre os paralelos 22 e 27 graus de Latitude Sul.
Este sistema poderá influenciar o estado do tempo ao longo da faixa costeira das províncias de Sofala e da Zambézia a partir da tarde de Sábado, dia 29 de Setembro de 2012. A melhoria do estado do tempo para a zona sul está prevista a partir de Domingo, dia 30 de Setembro de 2012.
O INAM recomenda a tomada de medidas de precaução e segurança, para a navegação marítima.
A previsão do tempo para todo o país, neste sábado é a seguinte:
nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula prevê-se tempo quente e húmido, com céu pouco nublado mas com períodos de muito nublado. Possibilidade de ocorrência de chuvas fracas em Cabo Delgado podendo ocorrer em regime moderado em Niiassa. Vento de nordeste fraco a moderado.
Para as províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala prevê-se continuação de tempo quente e seco, com céu pouco nublado passando a muito nublado. Vento de nordeste a noroeste fraco a moderado.
Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo prevê-se céu pouco nublado passando a muito nublado. Possibilidade de chuviscos dispersos durante a noite. Vento de noroeste a sudoeste fraco a moderado soprando por vezes com rajadas.
As temperaturas Máximas previstas, em graus Celsius, são as seguintes: Tete 42; Quelimane 40; Chimoio e Nampula 36; Beira 35; Pemba 33; Vilankulo 30; Inhambane 29; Lichinga 26; Xai-Xai 24; Maputo 23.