O avião de propulsão solar “Solar Impulsione II”, que decolou na manhã desta segunda-feira de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, concluiu em Omã a primeira das 12 etapas numa viagem ao redor do mundo que se prolongará durante cinco meses.
A página oficial do projeto Solar Impulsione informa que o avião comandado pelo piloto André Borschberg, que partiu do aeroporto de Al Batin às 7h12 locais, chegou a Mascate, capital de Omã, após 12 horas de voo.
A viagem do “Solar Impulsione II” ainda passará por mais 11 etapas para dar a volta ao mundo, isso sem utilizar uma gota sequer de combustível fóssil. O objectivo dos responsáveis pela iniciativa é conscientizar a população e os governos sobre a importância de apostar nas energias renováveis em detrimento dos combustíveis tradicionais.
O avião tem enormes “asas” de 72 metros de comprimento (as de um Boeing 747 Jumbo medem 68,5 metros); e é coberto por uma fina camada de fibra de carbono que possui 17.248 células solares para dar autonomia por até cinco noites e cinco dias. A velocidade máxima em que o avião poderá navegar será de 90km/h ao nível do mar e de 140km/h na altitude máxima, 8.500 metros.
A cabine tem 3,8 metros quadrados, suficientes para armazenar o oxigénio, a comida, a água, o para-quedas e o resto do equipamento necessário para o piloto, e tem um assento ergonómico reclinável para que o ocupante possa se sentar, esticar e até fazer exercícios.
Este é o segundo protótipo desse “sonho”. O primeiro, mais leve e menos potente, realizou seu primeiro voo em 2010 e foi capaz de viajar por 26 horas seguidas e atravessar Estados Unidos de costa a costa em cinco períodos.
Outra novidade é a aeronave ser completamente fechada, o que a permitirá voar sem problemas sob a chuva. De dia o aparelho voará a 8.500 metros de altitude e de noite, para economizar energia, descerá até 1.500 metros. No total, para dar a volta ao mundo, a aeronave percorrerá 35 mil quilómetros a uma velocidade média que variará entre 50 e 100km/h.
Após Omã, as próximas viagens são para Índia e Mianmar, antes da maior etapa do trajeto, a que liga Nanquim, na China, com o Havaí, e que deve durar cinco dias. Depois, o avião cruzará os Estados Unidos, fará uma paragem no sul da Europa ou Norte da África antes de chegar de novo a Abu Dhabi.