Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Avião militar líbio bombardeia navio petroleiro operado por gregos e mata dois tripulantes

Um avião de guerra da Líbia, com militares leais ao governo reconhecido internacionalmente, bombardeou um navio petroleiro operado por gregos ancorado na costa líbia, matando dois tripulantes, numa escalada dos confrontos entre facções rivais do país.

O ataque aéreo no domingo danificou o navio ARAEVO, de bandeira líbia, que estava carregado de 12.600 toneladas de petróleo bruto quando ele estava nas proximidades do porto de Derna, no leste do país, disseram a guarda costeira da Grécia e as autoridades líbias.

Militares aliados ao governo líbio reconhecido internacionalmente disseram que a embarcação foi avisada para não entrar no porto e alegaram que ela transportava militantes islâmicos para a cidade de Derna.

A Grécia condenou o que chamou de um ataque “não provocado e covarde” e pediu uma investigação e punição aos responsáveis. Três anos depois da queda de Muammar Khaddafi, a Líbia está imersa numa disputa pelo poder entre duas facções rivais de antigos rebeldes que estabeleceram governos paralelos, ambos em busca de legitimidade e controle das vastas reservas de petróleo do país.

A empresa Aegean Shipping Enterprises, de Atenas, que opera o navio, disse que não houve despejo de petróleo depois do ataque aéreo. O navio, que havia sido contratado pela petroleira estatal líbia NOC, foi carregado no porto de Brega para transporte para Derna. Um porta-voz do governo confirmou o ataque.

“Os portos de Derna e Benghazi foram fechados e nós avisamos todos os navios petroleiros que não chegassem perto destes portos”, disse. A companhia disse que dois tripulantes foram mortos e dois ficaram feridos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts